O Portal da Arte Brasileira

Sala São Paulo apresenta recitais do Escualo Ensemble e de Lise de la Salle

0 8

Uma agenda dupla de recitais, entre quinta-feira, 30 de setembro e sábado, 2 de outubro, encerra o mês de setembro e dá início à programação de outubro na Sala São Paulo, com apresentações do quarteto brasileiro Escualo Ensemble, dedicado a uma mescla de tango e jazz, e da pianista francesa Lise de la Salle, ela também fluente em diferentes estilos musicais.

Os concertos fazem parte da Temporada Osesp e, com especial ênfase na apresentação do Escualo, do ciclo dedicado ao centenário de Astor Piazzolla. As duas performances da sexta-feira, 1 de outubro, às 18h30 e às 20h, serão transmitidas ao vivo direto da Sala São Paulo, no YouTube da Osesp.

Amanda Martins (violino), Daniel Grajew (piano), Cláudio Torezan (contrabaixo) e Rúben Zúñiga (vibrafone), um chileno e três brasileiros, tocam música argentina sob uma ótica contemporânea. A instrumentação do Escualo Ensemble faz um aceno à formação original dos primeiros conjuntos de tango, nascidos nos subúrbios de Buenos Aires: violino, flauta e guitarra, esta mais tarde substituída pelo piano nos salões. Posteriormente ficaram violino e piano e a flauta deu lugar ao contrabaixo — no Escualo temos a inusitada participação do vibrafone. Nesse desenho já se adivinha também o cruzamento com a música de concerto contemporânea e com o jazz, duas linguagens que este quarteto adiciona à sua mistura, com fluência original e liberdade brasileira.

Post Patrocinado

A jovem pianista Lise de la Salle, por sua vez, transita com naturalidade entre a música clássica, o jazz e o tango, entre outros gêneros – como mostra o programa de seus três recitais na Sala, formado por obras de Piazzolla, de jazzistas como Fats Waller e Art Tatum, além de nomes canônicos da cena erudita como Ravel e Rachmaninov. Figura constante nas maiores casas de concerto do mundo, Lise começou a tocar piano aos quatro anos e, aos 13, já se apresentava em diversos palcos de sua França natal. As apresentações de Lise substituem as do pianista argentino radicado na Europa Nelson Goerner, que teve que cancelar sua vinda ao Brasil e à Sala São Paulo por motivos de saúde – não relacionados à Covid-19.

Foto: Natália Kikuchi.

Serviço

Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Luz – São Paulo.

Datas: 30/9. Quinta, 18h30 e 20. 1/10. Sexta, 18h30 e 20h. 2/10. Sábado, 15h30 e 17h.

Ingressos: R$50,00.

Classificação: 7 anos.

Link para ingressos: https://osesp.byinti.com/.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X