“Rosa e azul” de Renoir é tema de semana no MASP

Uma das obras mais icônicas do acervo do MASP, Rosa e azul – As meninas Cahen d’Anvers (1881), de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), é a escolha da semana para o desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 16.8. 

Na segunda, 17 de agosto, o museu irá selecionar alguns desenhos na rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano, após sua reabertura.

Rosa e azul foi indicada em 2019 para ser restaurada a partir da campanha “Adote uma obra”. O projeto, que existe desde 2017, possibilita que recursos arrecadados por meio de doações de imposto de renda sejam utilizados na preservação do acervo do museu.

O francês Renoir veio de uma família da classe trabalhadora, filho de alfaiate/costureira. Antes de ingressar na Escola de Belas Artes, em Paris, foi aprendiz como decorador de porcelanas. O MASP possui 14 pinturas do artista na sua coleção. Ele ficou conhecido especialmente por pinturas de figuras femininas, famílias, tal como cenas do cotidiano urbano, bares e restaurantes da Paris moderna.

O quadro também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 12 de agosto, 16h. Participam dessa edição Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos do museu. 

Já na quinta, 13 de agosto, o MASP promove uma live às 18h no Instagram com Lorenzo Mammi e Guilherme Giufrida, assistente curatorial que integra a equipe de comunicação do museu. Lorenzo é professor de filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e crítico de arte e de música. Na ocasião, eles conversam sobre a obra e a trajetória de Renoir. 

Obra: Rosa e azul – As meninas Cahen d’Anvers, 1881. Pintor: Pierre-Auguste Renoir. Acervo MASP. Doação O povo de São Paulo, 1952. Foto: João Musa.

Serviço

Diálogos no Acervo: 12/8. Quarta, 16h.

Live: Lorenzo Mammi e Guilher Giufrida. 13/8. Quinta, 18h.

Instagram: @masp

Compartilhe!