O Portal da Arte Brasileira

Roberto Menescal é o convidado do “Persona” da TV Cultura

0 8

Persona deste domingo, 27 de junho, conta com a presença de Roberto Menescal. Conhecido como um dos mestres da bossa nova, o artista conta como ele cresceu nesse ramo e como desenvolveu, junto a outros nomes da música brasileira, esse ritmo único e contagiante que é a bossa nova. Comandado por Atilio Bari e Chris Maksud, o programa vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.

Nascido em Vitória (Espírito Santo) em uma família de arquitetos, o desejo era que Menescal seguisse na carreira de engenheiro, mas desde o seu primeiro contato com a música, que começou com uma gaitinha Do Ré Mi, ele foi se apaixonando pela arte da composição. Mas só investiu na carreia de músico depois de conselhos que recebeu do próprio Tom Jobim quando adolescente.

Ao longo da conversa, Roberto cantarola trechos de canções históricas da música popular brasileira e conta, com um olhar único de quem acompanhou a criação delas, como foram desenvolvidas. Ele revela que se toca bossa nova baixinho, pois o objetivo era não atrapalhar os vizinhos nos ensaios de madrugada.

Entre anedotas e risadas, Menescal conta diversas histórias para Cris e Atilio, de como ele conheceu João Gilberto e Villa Lobos, e como ele quase recusou um convite para tocar no Carnegie Hall, em Nova York, por causa de uma viagem de pesca que já estava marcada com seus amigos, mas que rendeu no primeiro concerto de bossa nova no exterior.

Foto: Beatriz Girão.

Post Patrocinado

Serviço

TV Cultura

Data: 27/6. Domingo, 21h.

Site:www.cultura.uol.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X