O Portal da Arte Brasileira

Ricardo Ribeiro inaugura exposição “Puxirum” na Galeria Marcelo Guarnieri

0 29

A Galeria Marcelo Guarnieri apresenta, entre 27 de fevereiro e 27 de março de 2021, “Puxirum”, primeira exposição individual do artista Ricardo Ribeiro na sede da galeria em São Paulo. A mostra reúne fotografias feitas entre 2016 e 2018 em São Pedro, povoado localizado às margens do Rio Arapiuns, no estado do Pará.

A série apresenta um olhar poético e político do cotidiano de uma comunidade ribeirinha que organiza seu modo de vida entre as economias de subsistência e mercantil. “Puxirum” foi editada em livro homônimo, impresso em 2020 com o suporte da Pollock-Krasner Foundation. A abertura da exposição marca também o lançamento da publicação.

“Puxirum” é uma palavra de origem tupi que define uma prática social e cultural ainda encontrada em áreas rurais na qual um grupo de pessoas reúne-se por um dia para desenvolver coletivamente um trabalho na roça. Em língua portuguesa pode ser traduzida como “mutirão”. Durante as nove visitas que fez a São Pedro ao longo de dois anos, o fotógrafo Ricardo Ribeiro acompanhou de perto a dinâmica em torno desse trabalho.

Post Patrocinado

Em sua primeira visita, ainda em 2016, chegou ao povoado munido apenas de um bilhete, no qual seu amigo Zair pedia a sua mãe Zeneide que o recebesse e o apresentasse aos demais moradores de São Pedro. A partir de então, Ribeiro passou a negociar sua presença naquele lugar através de pequenos serviços que podia oferecer enquanto fotógrafo, restaurando fotografias antigas, corroídas pela umidade, ou fazendo retratos das crianças em trajes de festa.

Foto: Ricardo Ribeiro.

Serviço

Local: Galeria Marcelo Guarnieri – Alameda Lorena, 1835 – Jardins – São Paulo.

Datas: 27/2 a 27/3/21. Segundas a sextas, 10h às 18h. Sábados, 10h às 17h.

Ingressos: Grátis.

Site: www.galeriamarceloguarnieri.com.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X