O Portal da Arte Brasileira

Retrospectiva de filmes de Sofia Coppola acontece gratuita no Sesc Santana

0 10

De 5 de abril a 3 de maio, o Sesc Santana apresenta “Mostra de filmes da diretora Sofia Coppola”. Desde sua estreia na direção, com “As virgens suicidas (1999)”, Sofia Coppola manifestou um molhar certeiro e agudo para o desconforto de estar no mundo, especialmente do ponto de vista de uma mulher. Desde seu inicio precoce como diretora, com menos de 30 anos, Sofia empunhou o bastão do cinema independente sem reincidir nos chavões do gênero  em seu passado nos EUA nem acomodar-se na repetição constante de uma fórmula.

Os títulos apresentações são “As Virgens Suicidas”, “Encontros e Desencontros”, “Maria Antonieta”, “Um lugar qualquer” e “O estranho que nós amamos”. Em “As Virgens Suicidas”, quando a filha de 13 anos comete suicídio, as relações de uma família saudável e próspera se decompõem rumo ao isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação com rapazes. Com Kirsten Dunst, Josh Hartnett e James Woods. Indicado à Câmera de Ouro em Cannes.

Já em “Encontros e Desencontros”, um decadente astro do cinema e uma solitária jovem recém criam uma improvável amizade após seus caminhos se cruzarem em Tóquio. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, e Globo de Ouro de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro. Com Bill Murray, Scarlett Johansson e Giovanni Ribisi.

Post Patrocinado

O longa “Maria Antonieta” traz a história da princesa Maria Antonieta que é enviada à França para se casar. Na corte ela cria um universo à parte para aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução vai explodir. Vencedor do Oscar de Melhor Figurino. Com Kirsten Dunst, Jason Schwartzman e Rip Torn.

O mote para “Um Lugar Qualquer” traz um ator encrenqueiro leva uma vida de excessos no hotel Chateau Marmont, em Hollywood. Com a inesperada visita de sua filha de onze anos, ele é forçado a rever suas atitudes. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza. Com Stephen Dorff, Elle Fanning e Chris Pontius.

O mais recente filme de Sofia Coppola, “O Estranho que nós Amamos” apresenta um soldado ferido em combate durante a Guerra de Secessão encontra refúgio num internato para mulheres. Lá, ele se recupera e acaba conquistando algumas das mulheres no processo. Vencedor do prêmio de Melhor Diretor/a no Festival de Cannes. Com Nicole Kidman, Kirsten Dunst, Elle Fanning e Colin Farrell.

Sofia Carmina Coppola nasceu na cidade de Nova Iorque, EUA, em 14 de maio de 1971. Filha do cineasta Francis Ford Coppola, iniciou a carreira no cinema ainda bebê, em cena no clássico “O Poderoso Chefão” (1972). Como atriz trabalhou em vários filmes do pai em papéis menores, até que, em 1990, ganhou um dos papéis principais em “O Poderoso Chefão III” em substituição a Winona Ryder. Sofia não queria ser atriz. E ainda que afirmasse não pensar em ser uma cineasta, no começo dessa mesma década começou a se aventurar como diretora de videoclipes, codirigiu um curta, e em 1998 estreou sua primeira obra solo nessa função, o curta-metragem “Lick the Star” (sem título em português).

É necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19. Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando uma dose, pessoas a partir de 12 anos, das duas doses (ou dose única), além de documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Serviço

Local: Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo – São Paulo.

Exibição: 5/4 a 3/5. “As Virgens Suicidas” (5/4), “Encontros e Desencontros” (12/4), “Maria Antonieta” (19/4), “Um Lugar Qualquer” (26/4) e “O Estranho que nós Amamos” (3/5). Terças, 20h.

Ingressos: Grátis. Retirar 1h antes.

Informações:www.sescsp.org.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X