O Portal da Arte Brasileira

Renato Morcatti inaugura exposição “Ilê da Mona” na Galeria Periscópio, em Belo Horizonte

23

Renato Morcatti apresenta uma série de trabalhos inéditos na Galeria Periscópio, em Belo Horizonte, onde ocupa o Espaço Vitrine bem como o ambiente interno. Desta vez, o artista explora uma vibrante cartela de cores diferente dos tons terrosos das esculturas apresentadas na mostra “Pirajá”, que, entre 2017 e 2019, foi montada no Museu Nacional da República (DF), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em BH, no Paço Imperial (RJ) e na Caixa Cultural São Paulo.

O reencontro com as cores foi uma delas e sinalizou para a “chegada” de algo maior. O artista se refere à personagem Tara Wells, encarnada por ele na década de 90, em Belo Horizonte, e inspirada na figura homônima da série “Paraíso Maldito”. Na época, Morcatti performava como drag queen e sua estética abarcava referências da cultura pop.

Nos estandartes, peças de grande proporção, algumas ultrapassando 2m de altura por 1,10 de largura, além das citações visuais à personagem Tara Wells, podem também ser encontrados processos, que, novamente, reforçam o interesse de Morcatti pela dinâmica da transformação. “Esses trabalhos são feitos em tecido, que eu vou tingindo depois alvejando. Eu vou brincando com essa matéria, dando nós, rasgando. Eu gosto de ver como a matéria vai se acumulando, ganhando uma dimensão no espaço e também se transformando”, afirma Morcatti.

Post Patrocinado

Na série “GUIA” composta por 08 destes estandartes, Morcatti reproduz os azulejos de cerâmica pintada, “pele” que reveste grande parte da casa que habita, explica o artista. Em algumas destas obras o artista representa a planta baixa de sua casa, utilizando tiras rasgadas de tecido tingido de vermelho. O que também remete ao próprio título da exposição.

Serviço

Local: Galeria Periscópio – Rua Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto – Belo Horizonte – Minas Gerais.

Visitação: Até 21/8. Terça a sexta, 10h às 19h. Sábados, 10h às 16h.

Ingressos: Grátis.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

X