O Portal da Arte Brasileira

Renato Gosling apresenta mostra virtual “Made in Brazil é Nóis”

0 11

A mostra “Made in Brazil é Nóis”, do artista plástico Renato Gosling, pode ser feita por um tour virtual gratuito no site do artista. Com curadoria de Caru Albuquerque, a exposição gratuita estava em cartaz no Shopping Parque da Cidade, em São Paulo, e reinventa ícones conhecidos do imaginário nacional, como havaianas, caixa de fósforo da empresa Fiat Lux e paçoca Amor.

A proposta é convidar o público a refletir sobre a formação da cultura e da identidade brasileiras. Em sua primeira exposição individual, Gosling apresenta finearts (fotografias), esculturas e assemblages.

Com tecnologia similar à do Google Street View e fácil navegação, o tour virtual não requer agendamento ou inscrição – basta acessar o site. Há também duas opções de vídeos com tour virtual pronto, em que o visitante não precisa navegar, apenas assistir. A mostra será reaberta após o retorno das atividades do Shopping Parque da Cidade.

Post Patrocinado

Exibidos em fotografias, montagens e esculturas, os elementos brasileiros reinventados por Gosling carregam memórias afetivas e ativam nosso sentimento de pertencimento a este lugar e a este grupo. A partir das obras é possível traçar uma reflexão sobre como ocorre o processo de “abrasiliamento” de um produto ou comportamento até tornar-se um paradigma daquilo que se percebe como “brasilidade”.

As obras “Amor”, “Havaianas” e “Nossa Senhora de Nazaré” são fotografias que registram colagens feitas pelo artista. A paçoca Amor foi recriada com pedras pintadas. Lançada em 1959, ela traz no rótulo original o nome do fabricante, Sing’s, mas na obra de Gosling lê-se “Love Songs”. Também recriado a partir de pedrinhas aparece o calçadão de Copacabana, alocado na palmilha de um chinelo de dedo na obra “Havaianas”. Já a Nossa Senhora de Nazaré tem o manto reproduzido com pétalas de rosas. Para a vestimenta da santa, as pétalas foram congeladas para possibilitar que fossem despedaçadas sem murchar. Ervilhas e açaí em pó completam os materiais.

Renato Gosling, 44 anos, é um paulista que trocou a carreira de administrador de empresas pela de artista. Multidisciplinar e autodidata, sua observação da vida mundana gera obras que ressignifica os ícones. A partir dessa interpretação do cotidiano, Gosling altera o sentido e o lugar original das coisas, criando narrativas, e deflagra questões sobre nossa maneira de lidar com o que nos rodeia. O artista possui trabalhos em coleções dos Estados Unidos e Suíça.

Serviço

Disponível on-line.

Link de acesso: https://renatogosling.com.br/made_in_brazil_e_nois/.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X