Renato Borghi é destaque em dupla programação cênica do final de semana no site do Itaú Cultural

O teatro de Renato Borghi marca presença neste final de semana na programação online que o Itaú Cultural realiza em seu site. De sexta-feira a terça-feira, dias 3 a 7 de julho, protagoniza o espetáculo das sessões noturnas do Palco Virtual. O ator apresenta Fim de Jogo, peça de Samuel Beckett sobre uma situação de isolamento, agora encenada em cinco capítulos gravados. No sábado, 4, a partir das 14h, ele é a personalidade entrevistada no primeiro episódio da terceira temporada do programa semanal Camarim em Cena.

Na sexta-feira, 3 de julho, 21h, o Palco Virtual, traz Borghi e Elcio Nogueira Seixas em Fim de Jogo, peça do dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett (1906-1989), reformulada para o período atual. Um dos maiores nomes do teatro brasileiro, fundador do Teatro Oficina, em São Paulo, ao lado de José Celso Martinez Corrêa, ele retoma este espetáculo depois de apresenta-lo em 2016, em sua casa, também com apoio da instituição e enquanto se recuperava de uma operação na coluna. Agora, ele reapresenta a obra em um estado diferente de isolamento social em virtude da pandemia da covid-19.

Na nova montagem, o ator, cuja trajetória nos palcos soma seis décadas, se permitiu remodelar dentro de novos formatos do fazer artístico e registrou o espetáculo em vídeo para ser exibido sequencialmente em cinco episódios no site do Itaú Cultural até o dia 7. Novamente sob direção de Isabel Teixeira, ele interpreta o cego e paralítico Hamm, que vive isolado ao lado de Clov, personagem de Seixas, atingido por uma enfermidade que o impede de sentar-se. Eles dividem, ainda, o espaço com os mutilados Nagg e Nell, pais de Hamm e simbolicamente representados por fotografias de Adriano e Maria de Castro Borghi, pai e mãe de Renato.

Confira o teaser

Em cinco episódios, com exibição de um por dia, o público assiste a trama na qual estes quatro refugiados em uma terra devastada dividem um abrigo sem ter pistas sobre que espécie de apocalipse criou esta desolação. Eles se questionam se seria um vírus, aberrações sociais, a queimada de florestas ou a automação do emprego, entre outras teorias. A peça começa quando o jogo se aproxima do fim.

Foto: Roberto Setton.

Serviço

Fim de Jogo. Com Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas.

Período: 3 a 7/7. Sexta a terça, 21h.

Disponível em 5 episódios.

Classificação: 12 anos.  

Camarim em Cena com Renato Borghi. Mediação: Valmir Santos

Data: 4/7. Sábado, 14h.

Site: www.itaucultural.org.br

Compartilhe!