O Portal da Arte Brasileira

Renata Carvalho lança livro com a dramaturgia da peça “Manifesto Transpofágico”

0 17

Encenado desde 2019, o texto Manifesto Transpofágico acaba de virar livro. Escrita pela atriz, diretora e dramaturga Renata Carvalho, a obra narra a história do corpo travesti em um monólogo. O livro, publicado pela Editora Monstra (iniciativa editorial da ONG Casa 1), conta com uma edição bilíngue (inglês e português) e ainda duas brochuras extras, com o texto em espanhol e francês. O lançamento, com sessão de autógrafos e coletiva de imprensa, acontecerá no dia 6 de abri, quinta-feira, a partir das 17h, na Biblioteca Mário de Andrade. Renata recebe jornalistas para um bate-papo e, a partir das 19h, o evento é aberto para o público em geral.

O livro acompanha texto introdutório de Jaqueline Gomes de Jesus e narra o nascimento dos corpos travestis, mostrando a construção social e a criminalização que os permeiam, do imaginário à concretude. Essa pesquisa, chamada de Transpologia, foi iniciada em 2007, quando Renata Carvalho tornou-se Agente de Prevenção Voluntária de ISTs, Hepatites e Tuberculose. Por 11 anos, ela trabalhou especificamente com travestis e mulheres trans na prostituição, em Santos (SP). A partir dessa experiência, em 2012, ela leva aos palcos o solo Dentro de Mim Mora Outra, no qual contava sua vida e travestilidade. Desde então, vem reunindo histórias, filmes, livros e peças de teatro sobre o tema.

A publicação foi realizada pela Casa 1 e impressa em janeiro de 2022, em São Paulo. Necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Post Patrocinado

Ficha Técncia

Autoria: Renata Carvalho. Tradução para o inglês: Thompson Dias Loiola e Gabriela Sampaio. Tradução para o espanhol: Rosangela F. Eleutério. Tradução para o francês: José Luis Pereira de Sousa. Projeto gráfico: Bruno O. Foto da capa: Nereu Jr. Colagens e ilustrações: Marcelo X.

Serviço

Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República – São Paulo.

Data: 6/4. Quarta, 19h.

Entrada: Gratuita.

Preço do livro (em diferentes versões): R$10,00 a R$40,00.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X