Rainer Cadete estreia “Diário de um Louco” em 13 de março
O espetáculo “Diário de um Louco”, adaptado do conto homônimo de Nikolai Gogol, ganha nova montagem com Rainer Cadete interpretando um funcionário público atormentado. A peça estreia em curta temporada on-line de 13 a 28 de março, com sessões de sexta a domingo.
Elias Andreato, que em 1980 deu vida ao personagem principal, também, tendo sido seu primeiro trabalho solo, vai revisitar a obra agora assinando a direção. Haverá tradução em libras em todas as sessões. A produção é de Priscilla Squeff e Leandro Luna.
No texto, o protagonista se perde na cronologia dos dias e, através de seu emprego numa repartição e da paixão pela filha de seu chefe, expõe seus pensamentos, anseios e percepções do mundo por meio de uma ótica de clausura e solidão de quem não é notado.
Post Patrocinado
O autor retrata a vida de um funcionário público, Axenty Ivanovitch Propritchine, que vive a fantasia esquizofrênica do poder e da riqueza. Sua existência pobre e solitária se mostra no pequeno quarto em que vive, sua falta de importância no emprego é pateticamente simbolizada pela função que ocupa: funcionário de apontar penas de escrever. Para escapar da pequenez de sua vida, ele cria para si um mundo de fantasias, uma nova identidade que cresce até fazer dele um rei. A segunda parte da história, o coloca em um manicômio. Metáfora sobre a alienação, o texto mergulha profundamente nas causas sociais da loucura, mostrando que, na cisão entre realidade e desejo, entre o mundo que se oferece para ser vivido e o mundo a que não se tem acesso, cria-se um abismo que cinde a personalidade.
Rainer Cadete teve seu primeiro contato com o texto através do Elias Andreato, com quem trabalhou anteriormente na peça “O Louco e a Camisa”, dos mesmos produtores. Durante a pandemia causada pela COVID-19, e também impactado pela solidão imposta pela quarentena, mergulhou nas palavras deste clássico e o trouxe a uma realidade que dialoga com as camadas humanas reveladas neste momento delicado e de grande reflexão para a sociedade.
Um pequeno quarto onde o personagem vive compõe o ambiente cênico. A iluminação registra o passar das horas, percorrendo o dia e a noite. O figurino de época registra o período em que a obra foi escrita. A trilha com o piano forte e delicado de Sergei Rachmaninoff traduz a loucura e a melancolia do personagem.
Foto: Itamar Bethancourt.
Ficha técnica
Autor: Nikolai Gogol. Adaptação e Direção: Elias Andreato. Elenco: Rainer Cadete.
Serviço
Transmissão On-line.
Datas: 13 a 28/3/21. Sextas, sábados e domingos, 20h.
Ingressos: R$20,00.
Classificação: 14 anos.
Link para ingressos: www.sympla.com.br.