O projeto “Teatros em Movimento” disponibiliza na íntegra os vídeos dos espetáculos “Enquanto Ela Dormia”, do Teatro da Vertigem e “Pepe, o Hipopótamo”, do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica. Os vídeos ficam disponíveis até 31 de maio.

Além da exibição dos espetáculos, os grupos farão um bate-papo ao vivo, discutindo meios e modos de produção, em 29 de maio, às 20h na página do YouTube do Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica.

Conheça os espetáculos: 

“Pepe, o Hipopótamo”

“Pepe, o Hipopótamo” foi tirado à força de sua terra natal, transportado em condições precárias, vendido no mercado ilegal encarcerado. Tratado como bicho exótico ou peça de museu, foi exibido como artigo de luxo até a morte daquele que se dizia seu dono. Foi abandonado, passou fome, viu os vigias fugirem para outras terras e então resolveu fugir. Pepe, o hipopótamo, levou com ele sua companheira e, juntos, deram vida a um incontável número de filhotes que deixaram atrás de si um rastro de destruição e morte. Você pode pensar “e o que eu tenho com isso?”. Mas só até descobrir que o Pepe está crescendo bem perto de você.

“Enquanto Ela Dormia”.

O espetáculo conta a história de Dora, personagem submetida a convenções sociais predominantemente formuladas pelo gênero masculino. Quando motivada por acontecimentos cotidianos, Dora traz à tona seus próprios traumas, frutos de uma sociedade patriarcal enraizada. O espetáculo aproxima o público do universo feminino ao demonstrar os abusos, violências e a constante marginalização social do gênero. O enredo desenvolve uma atmosfera dramática, que demonstra e reflete sobre questões da subjetividade da mulher.

A partir de uma pesquisa sobre a violência contra a mulher e as relações de poder entre os gêneros, o processo de criação da peça foi norteado por visitas às delegacias e pelas escutas de depoimentos de vítimas. O monólogo parte de uma linha cronológica das dores do feminino, como, por exemplo, os pés de lótus das mulheres chinesas e a expulsão da deusa Lilith do Paraíso.

 

Ficha Técnica “Pepe, o Hipopótamo”

Texto: Camila Damasceno

Direção: Pablo Callazans dos Reis

Elenco: Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica

 

Ficha Técnica “Enquanto Ela Dormia”

Texto: Carol Pitzer

Direção: Eliana Monteiro

Elenco: Teatro da Vertigem

 

Serviço

Vídeos na íntegra:

Data: Até 31/5

Classificação: 16 anos

“Enquanto Ela Dormia”. Site: https://vimeo.com/405957475

“Pepe, o Hipopótamo”. YouTube: https://youtu.be/GKIt8p2CSig

 

Debate:

“Modos e Meios de Produção”, com o Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica

Data: 29/5. Sexta, 20h.

YouTube: youtube.com/channel/UCccfczsvDPVf2lSaoHPY0rA

Compartilhe!