O Portal da Arte Brasileira

Projeto “Sin&Nhá” da Cia. Mungunzá apresenta espetáculo e documentário em maio

0 29

Por meio de múltiplas abordagens cênicas e documentais, o projeto “Sin&Nhá: entre o palco, a vida real e os bastidores”, em sua segunda temporada aposta em duas ações que se intercomunicam para discutir sobre o racismo estrutural e a subjetividade da mulher negra: a transmissão virtual do vídeo documentário “Sin&Nhá.doc”, dia 1 e 2 de maio, e do espetáculo “Sin&Nhá”, dia 8 e 9 de maio, no canal do Teatro de Contêiner Cia Mungunzá no YouTube, sempre às 20h. 

As duas propostas buscam trazer a reflexão sobre a exploração do e no corpo da mulher negra no mercado de trabalho e presentificadas nas relações sociais. 

Com estrutura fragmentada e performativa, o espetáculo “Sin&Nhá” traz como plano de fundo o universo das lojas de departamento e as diversas camadas do racismo estrutural e institucional. Partindo de relatos, documentos e pesquisas acerca da violência simbólica e psicológica sofrida pela mulher negra contemporânea, evidenciando narrativas de subjetividade e de empoderamento, a atriz, criadora e dramaturga Carol Carvalho esboça espelhamentos sociais.

Post Patrocinado

Como é ser uma gerente negra dentro de instituições e empresas de hegemonia branca? Qual é a diferença entre ser atendente e ser atendente negra? O que acontece nos bastidores de uma loja de departamento? Quais histórias as atendentes negras teriam a contar?

O vídeo documentário “Sin&Nhá.doc” surge do desejo de quebrar o silenciamento de narrativas negras ao responder os questionamentos e as reflexões trazidas no espetáculo “Sin&Nhá”. Na tentativa de dar voz para as histórias de cada mulher negra que inspirou e impulsionou seu processo de escrita e criação do espetáculo, Carol Carvalho ex atendente de loja de departamento, convida as atendentes que trabalharam na mesma loja para revelar suas trajetórias e subjetividades amplas: sonhos, personalidade, empoderamento, violências, preconceitos e manifestos contra o racismo estrutural.

Serviço

Transmissão on-line.

Sin&Nhá.doc”. Datas: 1 e 2/5. Sábado e domingo, 20h.

“Sin&Nhá”. Datas: 8 e 9/5. Sábado e domingo, 20h.

Ingressos: Grátis.

YouTube: Canal Cia. Mungunzá de Teatro.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X