O Portal da Arte Brasileira

Projeto “Autobiografia de Todas Nós” aborda o assunto das mulheres na iluminação cênica

0 11

O isolamento da pandemia e a pausa forçada no trabalho de iluminação teatral fez as artistas Nadja Naira e Gabriela Valcanaia refletirem sobre os rostos e vozes invisíveis de mulheres dentro da cadeia produtiva do teatro, e desenharem o projeto “Autobiografia de Todas Nós”, apoiado pela Lei Aldir Blanc. O projeto gera renda para dezesseis mulheres trabalhadoras da cultura que construíram toda a iniciativa.

O projeto é composto por um mapeamento virtual de profissionais mulheres da luz de Curitiba e região, um mini documentário, um ensaio, e duas rodas de conversa sobre o que é ser mulher trabalhadora da luz. O site do projeto já está no ar e, por lá, é possível conhecer a história de cerca de 25 mulheres que trabalham com iluminação cênica em Curitiba e região, além de possibilitar o registro de novas profissionais de forma ininterrupta. O mini documentário “Depois de Nós”, de Nadja Naira, Nina Rosa Sá, Carol Winter e Érica Silva também já está na plataforma, assim como o ensaio “A história de quem agiu no breu”, escrito por Gabriela Valcanaia.

O mini documentário é construído a partir de conversas com as iluminadoras Nadja Naira, Nadia Luciani, Semy Monastier, Lucri Reggiani, Fábia Regina e Gabriela Valcanaia, e ilustrado por imagens das profissionais no dia-a-dia do fazer teatral com iluminação. Quando tudo começou? Quais foram os desafios? O que é ser uma mulher iluminadora? Esses são alguns dos questionamentos trazidos pelo doc, que se propõe a contar histórias, registrar memórias e pensar como ser mulher hoje e projetar um futuro possível. Há pouquíssimo registro do trabalho das mulheres da luz em Curitiba e o projeto se dispõe a dar esse pontapé inicial.

Todas as ações do projeto estão sendo divulgadas em parcerias com o coletivo “Mulheres na Luz”, do Instagram criado por Lua de Melo Franco, Ligia Chaim e Aline Rodrigues. A página traz informações e discussões sobre iluminadoras cênicas de todo o Brasil.

Post Patrocinado

Serviço

Disponível on-line.

Instagram: @mulheres_na_luz.

Site: www.todasnos.art.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X