Projeto “As Histórias Vistas de Baixo” debate história da população LGTBTQIA+ a partir de 1 de junho
“As Histórias Vistas de Baixo” é o nome do projeto proposto pelo coletivo teatral Rainha Kong para a 36ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Seu debate central reside no impulso de responder às perguntas: Quem conta a história da população LGBTQIA+? Quem produz essa historicidade?
Para além da discussão de representação/representatividade, o que corpos emergentes na cena contemporânea trazem enquanto linguagem? Quais discursos políticos e estéticos corpos até então marginalizados são capazes de reproduzir? Quem dissemina e como comunica essas narrativas?
Para abrir espaço para algumas respostas, o coletivo promoverá três aulas públicas. Os encontros serão ministrados por artistas que trabalham a historicidade da população LGBTQIA+ brasileira nas artes cênicas e performativas.
Post Patrocinado
Todas as aulas serão ministradas por algum agente cultural, artista, trabalhador da cultura e/ou estudioso dos movimentos sociais LGBTQIA+ que tenham relação intrínseca com a temática abordada e com a produção artístico cultural brasileira. Os encontros virtuais serão transmitidos pelo canal no YouTube da Casa 1, que coordena a comunicação do projeto.
Confira a programação
Performances do Trânsito. Com Helena Vieira. Data: 1/6. Terça, 19h.
Historiografia da Produção Cênica LGBTQIA+ no Brasil. Com Ferdinando Martins. Data: 3/6. Quinta, 19h.
A Construção de Personagens LGBTQIA+ na Dramaturgia e Literatura Brasileira. Com Ave Terrena. Data: 8/6. Terça, 19h.
Serviço
Transmissão on-line.
Datas: 1 a 8/6.
Ingressos: Grátis.
YouTube: Canal Casa 1.