O Portal da Arte Brasileira

Projeto “15 anos + 1_Cia LCT e ADV” acontece on-line entre 2 e 8 de dezembro

0 15

O projeto “15 anos + 1_Cia LCT e ADV”, que comemora os 16 anos da Cia. LCT, acontece de 2 a 8 de dezembro no YouTube do Centro Cultural São Paulo e apresenta três obras – “Medusa in.ConSerto – o documentário”, “Música para poltrona vazia” e “in.verter à deriva” – seguidas de conversas com artistas e pensadores.

Para os integrantes da Cia. LCT, a programação do “15 anos + 1_Cia LCT e ADV” realizada em conjunto com o quarteto À Deriva e a Bruta Flor Filmes é quase passar em revista o passado como mecanismo para garantir ações futuras, de sobrevivência em tempos ainda pandêmicos e absolutamente incertos. As três obras foram pensadas e criadas para o ambiente virtual, sendo que duas são desdobramentos de espetáculos do grupo.

“Medusa in.ConSerto – o documentário” abre a programação com apresentações dias 2 e 4 de dezembro, quinta-feira e sábado, às 19h30. A partir do mito de Medusa é construído um doc-ficção musical em que Medusa é entrevistada pela primeira vez e conta a sua versão do mito, em que ela é vítima de um estupro. A narrativa de Medusa é atravessada pelo som do funk, pela palavra em verso e prosa e recontada (ou reprogramada) a partir da ótica da mulher estuprada.

Post Patrocinado

Nos dias 3 e 5 de dezembro, sexta-feira às 19h30 e domingo, às 19h acontecem as apresentações de “Música para poltrona vazia”. A partir de uma instalação cênico-sonora binaural para espaços públicos (instalada em vários locais da capital paulista, como uma ponte sobre o Rio Tietê), essa obra convida o espectador a experimentar uma construção sonora e audiovisual que se completa com a interferência no cotidiano. Sua composição com sete caixas acústicas em volta de uma poltrona rapta o olhar (e o ouvido) da pessoa que se depara com sua execução. A poltrona, quando não ocupada, ressignifica a música sem ouvinte aparente, quando ocupada, permite ao espectador se apartar do espaço ao redor e mergulhar na música do quarteto À Deriva.

“in.verter à deriva” encerra a programação com apresentações de 6 a 8 de dezembro, segunda a quarta-feira às 19h. O experimento cênico audiovisual híbrido entre documentário e ficção é um desdobramento da intervenção (ver[ ]ter) à deriva realizada pela Cia. LCT. A partir da gravação de novas ações no espaço público adaptadas para o contexto da pandemia foram adicionados alguns registros de arquivo das apresentações feitas ao longo dos 10 anos da obra original. A obra também integra a programação da MITbr – Plataforma Brasil, que acontece de 1º a 5 de dezembro.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 2 a 8/12. Quinta a quarta.

“Medusa In.ConSerto – o documentário”. 2 e 4/12. Quinta e sábado, 19h30.

“Música para Poltrona Vazia”. 3 e 5/12. Sexta, 19h30. Domingo, 19h.

“in.verter à deriva”. 6 a 8/12. Segunda a quarta, 19h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

YouTube: Canal CCSP.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X