Poemas de Camões recebem o olhar de Roberto Souza e Isabella Castro em “Camões aLive”

Camões aLive é o mais recente trabalho de Roberto Souza e Isabella Castro, uma Live Poética com a obra do poeta português Luís de Camões. Em regime de quarentena, a dupla transmitirá no dia 23 de agosto, domingo, 17h, um espetáculo com poesias de Camões numa live stream em seu próprio apartamento no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Se valendo de sua criatividade cênica, os dois criam uma atmosfera visual, sonora, teatral e poética, fazendo de Camões aLive uma experiência estética completa por internet, integrando texto, som, imagem e interatividade. A live poética será transmitida em tempo real às 17h (Brasília) e 21h (Lisboa) pelo site www.camoesalive.com e também pelo YouTube https://youtu.be/7c60qnhNdtE. Os internautas podem se inscrever antecipadamente nas páginas para receberem o lembrete do evento virtual.

Da extensa obra do poeta português, destacam-se em Camões aLive alguns trechos do épico mundialmente famoso Os Lusíadas e alguns de seus sonetos de amor mais cativantes como Amor é fogo que arde sem se ver. Declamados pelo ator Roberto Souza e com direção de arte da iluminadora e cenógrafa Isabella Castro, eles transportam o lirismo de Camões para um patamar cênico, ampliando o sentido (brilhante) de sua poética com muita teatralidade. A trilha sonora original é do compositor Flavio Abbes, que cria verdadeiras paisagens sonoras que dão um toque final à encenação.

A transmissão de Camões aLive se divide em duas partes. A primeira é a encenação dos poemas, como em uma apresentação teatral tradicional, com duração de aproximadamente 30 minutos. Em seguida, os artistas seguem em um bate-papo com os internautas sobre o processo de criação, com a possibilidade de apresentarem um bis com os poemas favoritos da plateia virtual. O trabalho foi Contemplado pelo Edital Cultura Presente nas Redes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Confira um pouco do trabalho:

Fotos: Isabella Castro.

Ficha Técnica

Poesia: Luís de Camões. Atuação e texto de apoio: Roberto Souza. Direção de arte e Identidade visual: Isabella Castro.

Serviço

Data: 23/8. Domingo, 17h.

Transmissão: www.camoesalive.com 

Ingressos: Grátis.  

Classificação: Livre. 

Compartilhe!