O Portal da Arte Brasileira

Plataforma Homeostasis Lab estreia projeto “Novo Tempo” com uma série de exposições

0 25

Reunir e exibir ao público um amplo panorama da produção artística digital, criada por artistas de todo o mundo e, também, apresentar conteúdos curatoriais, de pesquisa e formação relacionados às diversas categorias de arte digital. Essa é a proposta da Homeostasis Lab, plataforma criada há oito anos pelos curadores Julia Borges Araña e Guilherme Brandão, que estreia em 22 de abril o projeto “Novo Tempo”.

Para esta nova etapa da plataforma, os fundadores convidaram nove curadores brasileiros a criar mostras autorais, com foco no impacto dos meios digitais na poética e estética da arte contemporânea, a partir de pesquisas sobre os efeitos de uma realidade no território etéreo da internet. “Novo Tempo” reúne exposições assinadas pelos curadores  Flávio Carvalho, Gabriel Menotti, Guilherme Teixeira, Luciana de Paula Santos, Mari Nagem, Paloma Oliveira, Pedro Caetano, Rudá Cabral e Taís Koshino e apresenta obras de artistas diversos, como Adriano Costa, Brian Mackern, Cibelle Cavalli, Gabriel Massan, Giselle Beiguelman, Lev Manovich, Lyz Parayzo, Mario Klingemann, Marissa Noana, Pedro Victor Brandão, Hammam Radio, حمّام راديو  e Rodolpho Parigi.

O projeto contempla, também, a exibição de mais de 600 novas obras no acervo, são trabalhos oriundos de artistas de mais de 46 países decorrentes da chamada aberta até 20 de abril pelo Homeostasis. Um corpo de obras diversas da categoria de arte digital, como videoarte, arte cibernética, arte algorítmica, arte em código, arte generativa, net-art, glitch-art, machine learning, deep fake e outras formas de inteligência artificial, instalação transmidiática, escultura digital, animação 2D e 3D, game-art, hologramas, performance transmidiática, comunidades virtuais, cripto arte, aplicativos de arte, arte imersiva (AR, VR e MR), filtros,  GIF animado, meme, arte hacker, boomerang, pintura digital, fotografia digital, poesia digital, bio-arte, arte sonora, pixel art, software art e outras denominações análogas.

Post Patrocinado

Ainda em abril, entre os dias 25 a 29, Homeostasis Lab – Novo Tempo promove em seu canal na Twitch  uma série de encontros online e gratuitos com profissionais, curadores, artistas e teóricos que debatem, junto ao público, questões que entrelaçam o campo das artes visuais com as ciências e novas tecnologias. As conversas surgem como extensão das curadorias a fim de promover o pensamento crítico-teórico.

O intuito é debater as pesquisas desenvolvidas pelos curadores, além de outros assuntos que tangem o universo da arte digital. Práticas artísticas e pedagógicas em rede, circuito da arte digital no Brasil, visualização de big data, novos caminhos da humanidade na internet, rádios comunitárias: democratização e resistência, exposições interativas e imersivas e NFT são alguns dos temas que serão abordados. 

Serviço

Disponível on-line.

Abertura: 22/4. Quinta.

Instagram: @homeostasis.lab.

Site: www.homeostasislab.org

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X