O Portal da Arte Brasileira

Pinacoteca destaca e revisita trajetória de John Graz em mostra que inaugura no dia 31 de julho

0 7

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura “John Graz: idílio tropical e moderno”no dia 31 de julho na Estação Pinacoteca. A exposição, com aproximadamente 155 itens, revisita a trajetória de John Graz, um dos mais importantes nomes do modernismo no Brasil, com foco em sua atuação como artista visual e a dedicação de seus trabalhos à temática indígena, a fauna, flora, história e cultura popular brasileiras.

Tendo como núcleo central um conjunto expressivo de obras proveniente da doação realizada pelo Instituto Graz à Pinacoteca, a seleção dos trabalhos ainda inclui empréstimos de outras instituições e coleções privadas. A curadoria é de Fernanda Pitta, curadora sênior, e Thierry Freitas, assistente curatorial do museu. A programação acontece no ano que antecede o centenário da Semana de Arte Moderna, que teve Graz como um dos participantes.

A organização expositiva das obras segue núcleos temáticos relacionados aos principais assuntos trabalhados pelo artista em sua produção: Arcádia; Temática Indígena; Natureza brasileira, História e cultura popular; indigenismo e abstração e design. Tudo pode ser visto no segundo andar da Estação Pinacoteca. Ainda que o foco seja a produção visual, a exposição exibe mobiliários que demonstram o interesse de Graz pela criação de um design moderno e brasileiro, além de estudos de arquitetura, decoração e fotos dos ambientes que o artista idealizou.

Post Patrocinado

Foto: Levi Fanan.

Serviço

Local: Estação Pinacoteca- Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia – São Paulo.

Visitação: 31/7 a 31/1/2022. Quarta a segunda, 10h às 18h.

Ingresso: Grátis.

Agendamento prévio: www.pinacoteca.org.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X