O Portal da Arte Brasileira

Pinacoteca de São Paulo apresenta tour virtual da exposição “Enciclopédia Negra”

0 24

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresentam o tour virtual da exposição “Enciclopédia Negra”, disponível ao público até 8 de novembro. A experiência online permite ao visitante explorar os espaços em 3D e conhecer as 103 obras que retratam personalidades negras da história do Brasil, a maioria até então pouco conhecida.

Ao acessar a plataforma disponível no site do museu, o público pode visualizar as obras em alta resolução e conferir as tags descritivas das peças e dos textos de parede. O tour virtual foi produzido pela Startup iTeleport Vivências Virtuais em parceria com a Pinacoteca de São Paulo e aproxima a Pina de pessoas que estejam em outros estados ou países.

Ao navegar pelas 3 salas, todos podem se debruçar sobre histórias impactantes, reunidas conforme aspectos comuns. Há registros de quem liderou movimentos de resistência; negociou condições de emprego e de vida; das mulheres que tiveram de ser separadas de seus filhos; das que, com seu trabalho, conseguiram comprar as alforrias; dos mestres curandeiros, dos professores, advogados, artistas, entre outros.

Post Patrocinado

A exposição Enciclopédia Negra é um desdobramento do livro homônimo de autoria dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista Jaime Lauriano, publicado em março de 2021 pela Companhia das Letras. Na publicação, estão reunidas as biografias de mais de 550 personalidades negras, em 416 verbetes individuais e coletivos. Muitos desses personagens tiveram as suas imagens e histórias de vida apagadas ou nunca registradas.

Para interromper essa invisibilidade, 36 artistas contemporâneos foram convidados a produzir 103 retratos de alguns biografados, como: Amilton Santos, Antonio Obá, Andressa Monique e Arjan Martins. Algumas das obras da exposição estão no caderno de imagens do livro.

Ficha Técnica

Livro: Enciclopédia negra. Autores: Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia M. Schwarcz. Páginas: 789. Preço: R$ 89,90.

Serviço

Disponível até 8/11.

Plataforma: https://www.pinacoteca.org.br 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X