O Portal da Arte Brasileira

Performance “Agnes & Alice” estreia on-line a partir de 13 de agosto

0 16

A performance “Agnes & Alice” será veiculada pelo YouTube do Portal Mud a partir do dia 13 de agosto, sexta-feira, 20h. Até o dia 24 de agosto, o vídeo estará disponível neste mesmo canal em tempo integral. Em cena, está Eliana de Santana, intérprete e diretora da obra.

A obra é parte da pesquisa realizada pela E² Cia de Teatro e Dança cujo tema e inspiração – artes plásticas e música – contribuem na construção de uma poética ligada às questões do acaso na criação e à temática do sujeito anônimo. Os temas estão representados, nesta obra, pelas figuras da pintora Agnes Martin (1912 – 2004) e da pianista e compositora Alice Coltrane (1937 – 2007). Ambas foram artistas que escolheram o isolamento e a busca interior para trabalhar em suas respectivas obras.

A adaptação, agora na linguagem de vídeo, demandou que o trabalho fosse remontado e filmado numa sala de exposições do Centro Cultural São Paulo. A pesquisa para a confecção do espetáculo, cuja dramaturgia é amparada nas ações de um corpo afetado pelo ambiente e o tempo da apresentação, busca traçar um paralelo entre a dança e as artes visuais.

Post Patrocinado

Nesta versão online, uma nova figura histórica também passou a fazer parte das inspirações do grupo: trata-se de Vivian Maier, fotógrafa norte-americana que se especializou na chamada street photography. Por muito tempo ela trabalhou como babá, embora andasse sempre acompanhada de uma câmera, que usava durante seus passeios, registrando a vida em Chicago secretamente. Seu trabalho como fotógrafa foi ignorado em vida e, após sua morte, foram encontradas centenas de vídeos e fotos que se tornaram material de referência na área da fotografia.

Agnes Martin e Alice Coltrane escolheram o isolamento e a busca interior para trabalhar em suas respectivas obras. No espetáculo, a busca pelo esvaziar-se (no sentido simbólico que os poetas e místicos dão a esta expressão) resulta na construção de um corpo/espaço traduzidos como permanência, feminino, vazio, desaparecimentos.

Foto: Hernandes de Oliveira.

Serviço

Disponível on-line.

Estreia: 13/8. Sexta, 20h.

Temporada: 14 a 24/8.

Classificação: Livre.

YouTube: Canal Portal Mud.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X