O Portal da Arte Brasileira

Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira lançam livro “Helena Ignez, Atriz Experimental” em 22 de setembro

0 14

A live de lançamento do livro “Helena Ignez, Atriz Experimental”, que contará com a participação da atriz, roteirista e diretora e dos autores, os professores e pesquisadores Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira acontece na próxima quarta-feira, dia 22, às 19h. O evento será transmitido no canal do CineSesc no Youtube.

A análise desenvolvida dedica-se, segundo Xavier, a um processo de criação que, pela riqueza de práticas e estratégias de atuação da atriz, permite uma ampla caracterização de métodos de trabalho do cinema moderno, com ênfase na sua vertente experimental, dada a variedade de estilos encontrada ao longo da carreira de Helena, conforme os diferentes momentos do cinema brasileiro. Ao se concentrar nesse momento de sua carreira em que, na produtora Belair, ela se aprimorou na condição de “atriz-coautora” dos filmes, pelas invenções em sua performance dentro de um cinema experimental por excelência, o chamado “cinema marginal”, conforme denominação nos anos 1970-80, ou “cinema de invenção”, expressão criada pelo crítico Jairo Ferreira.

Para situar o estudo desenvolvido pelos autores, há, no início da obra, referências sobre a formação de Helena, desde o curso na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, em um período que essa escola e a universidade se destacaram no cenário brasileiro como um centro formador de alta qualidade, a seus primeiros anos de atuação em peças de teatro e sua estreia no cinema com o curta-metragem “Pátio” (1959), primeiro filme de Glauber Rocha (1939-81). Casada com Glauber nesse período, depois se separou dele e mudou-se para o Rio de Janeiro, deixando na Bahia a memória de sua figura independente e libertária.

Post Patrocinado

Ficha Técnica

Autores: Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira.

Editora: Edições Sesc São Paulo.

Páginas: 232.

Preço: R$65,00.

Serviço

Live de lançamento

Data: 22/9. Quarta, 19h.

YouTube: Canal CineSesc.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X