O Portal da Arte Brasileira

Peça-instalação “BU!” ocupa Oi Futuro a partir de 20 de abril

0 41

De 20 de abril a 16 de junho o Oi Futuro apresenta o espetáculo teatral “BU!”, que acontece às quartas e quintas às 21h, dentro de uma instalação cênica digital e interativa. Todos os telões do prédio serão utilizados proporcionando uma experiência multimídia e sensorial que mistura teatro, dança, artes visuais, música, performance e tecnologia. A instalação permanecerá aberta para visitação de quarta a domingo, das 11h às 20h, até o dia 19 de junho, disponibilizando televisões com fones, telões, projeções, realidade aumentada e QR code. Para assistir à peça é necessário retira ingressos gratuitos via Plataforma Sympla.

O espetáculo começa no térreo do espaço cultural, onde o espectador será impactado por painéis luminosos (semelhantes aos da Times Square) transmitindo o comercial que marca o lançamento mundial da versão BU! 2022 – O Relacionamento Perfeito para o Século 21. Haverá também televisores com vídeo-manifesto sobre a ditadura da beleza e projeções que trazem uma atmosfera futurista para o ambiente. Em seguida o público será conduzido para o último andar, ainda cercado por telões e projeções da boneca BU! por toda a parte até que, finalmente, ela surge no elevador. No entanto, uma falha no sistema a leva para a galeria do quinto andar: a fábrica de bonecas sexuais com inteligência artificial. BU! será apresentada por um de seus criadores, mostrando as suas novas funcionalidades e todos os tipos de boneca que ela pode ser: apaixonada, empresária, bailarina, dona de casa, tímida, acrobata, lutadora, contadora de histórias, brincante, esposa, ou seja, a acompanhante perfeita.

É nesse contexto que a personagem-título, dentre outros pontos, propõe uma reflexão sobre os arquétipos femininos da “beleza perfeição”. Esses estigmas reduzem as possibilidades de existência da diversidade feminina e aprisionam a sexualidade da mulher. BU! também divide com o público algumas histórias de abusos que mesclam ficção e realidade: a mulher conservadora que culpa a vítima por ter sido estuprada; a menina de 8 anos molestada na padaria; Adão e Eva e sua ideia de que a mulher veio da costela de um homem, entre outras.

Post Patrocinado

O espetáculo é realizado por meio do patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro.

Foto: Juliana Chalita.

Ficha Técnica

Idealização, Direção Artística e Interpretação: Vanessa Garcia. Direção: Cesar Augusto. Assistência de Direção e Direção de Movimento: Lavínia Bizzotto. Dramaturgia: Mayara Máximo. Instalação Cênica: Bia Junqueira

Serviço

Local: Centro Cultural Oi Futuro – R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro.

Temporada: 20/4 a 19/6. Quartas e quintas, 21h.

Classificação: 16 anos.

Capacidade: 21 pessoas.

Ingressos: Grátis.

Retirada de Ingressos: www.sympla.com.br

Instalação interativa. Visitação: Quarta a domingo, 11h às 20h. Classificação: Livre. Ingressos: Grátis.

Necessária apresentação do comprovante de vacinação.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X