O Portal da Arte Brasileira

Peça-filme “Desfazenda – me enterrem fora desse lugar” estreia em 25 de junho no Itaú Cultural

0 29

“Desfazenda – me enterrem fora desse lugar”, peça-filme que estreia no dia 25 de junho de 2021, no Itaú Cultural, é uma montagem do grupo O Bonde, com dramaturgia de Lucas Moura, baseado no texto original “Como criar um corpo negro sem órgãos”. As sessões na programação Palco Virtual, do Itaú Cultural, são nos dias 25 e 26 de junho às 20h e no dia 27, às 19h, gratuitas, com ingresso pela Sympla.

A peça – filme ganha outra temporada, no canal do YouTube do grupo O Bonde no período de 28 de junho a 14 de julho, também com acesso livre. São variados os ineditismos desta montagem. É a primeira direção de Roberta Estrela D’Alva fora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, coletivo que criou uma linguagem própria, o teatro hip-hop e, com este espetáculo, O Bonde inicia sua trajetória no teatro adulto, visto que foi com um prestigiado infantil-preto, “Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, que a companhia foi (re)conhecida em sua trajetória.

Na peça, as personagens 12, 13, 23 e 40 são quatro pessoas pretas salvas da guerra por um Padre Branco quando crianças. Desde então elas vivem na fazenda deste Padre, cuidando das tarefas diárias, supervisionadas por Zero, figura enigmática, central e onipresente, embora sempre ausente. O Padre nunca sai da capela, a guerra nunca atingiu a Fazenda e quando os porquês são questionados, o sino toca e lembra que é hora da oração ou do trabalho. Até que um estranho vulto chega à Fazenda e muda os ventos, o mudo silêncio é quebrado e de dentro da capela o segredo é revelado.

Post Patrocinado

Estão programados também três encontros virtuais e ao vivo, ao término de cada dia de exibição dentro da programação on-line do Itaú Cultural, para repercutir os temas abordados na peça-filme e relacioná-los às atualidades urgentes da nossa sociedade. Além dos membros d’O Bonde, da diretora Roberta Estrela D’Alva e do dramaturgo Lucas Moura, participam os convidados: Daniel Veiga (dramaturgo, roteirista e ator) e Mariana Queen (jornalista e pesquisadora), no dia 25 de junho, amilton de azevedo (artista-pesquisador, crítico e professor de teatro) e Luz Ribeiro (pedagoga, educadora física, aspirante a atriz, performer e poeta), em 26 de junho e Luh Maza (autora, diretora e atriz) e Ellen Oléria (musicista e compositora), em 27 de junho.

Foto: José de Holanda.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Lucas Moura . Direção: Roberta Estrela D’Alva. Direção Musical: Dani Nega. Elenco: Ailton Barros, Filipe Celestino, Jhonny Salaberg e Marina Esteves.

Serviço

Itaú Cultural. Plataforma Zoom. Datas: 25 a 27/6. Sexta e sábado, 20h. Domingo, 19h. Ingressos: Grátis. Classificação: 12 anos. Site: www.itaucultural.org.br

Canal O Bonde. Datas: 28/6 a 14/7. Sessões diárias, 20h. Ingressos: Grátis. YouTube: Canal O Bonde.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X