Peça de Hilda Hilst baseada em Auschwitz inspira leitura que abre a programação do Palco Virtual de dezembro

O Itaú Cultural abre a programação cênica do Palco Virtual de dezembro com uma leitura inédita. No dia 1º de dezembro, terça, 20h, a atividade online apresenta, ao vivo, As Aves da Noite, leitura dirigida por Natacha Dias, inspirada no livro homônimo da escritora Hilda Hilst (1930-2004). A apresentação reúne na tela um elenco com sete atores, que participam da estreia desse projeto de diferentes lugares, e é realizada via Zoom com ingressos gratuitos, que já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).

Escrita em 1968 por Hilda Hilst, a peça parte de uma situação ocorrida em 1941 em Auschwitz, campo de concentração instalado no sul da Polônia: a fuga de um prisioneiro gera, como represália, a condenação de alguns homens sorteados para morrer no local chamado porão da fome. Maximilian Kolbe, um padre católico franciscano, coloca-se à disposição para assumir o lugar de um deles.

Na leitura feita por Ana Chiesa, Antonio Salvador, Gisele Petty, Kleber Lourenço, Mauricio Coronado Jr., Ricardo Martins e Thiago Arrais, o padre é enclausurado junto a um poeta, um estudante, um carcereiro e um joalheiro, todos sob a vigilância de um oficial da organização paramilitar SS, ligada ao partido nazista. Em certo momento desse martírio, entra em cena uma mulher, responsável pela limpeza dos cadáveres das câmaras de gás. Ela é enviada, de fato, como presente aos prisioneiros. 

Ficha Técnica

Direção: Natacha Dias. Assistente de Direção: Gisele Petty. Elenco: Ana Chiesa, Antonio Salvador, Gisele Petty, Kleber Lourenço, Mauricio Coronado Jr., Ricardo Martins e Thiago Arrais. Canção original: Leandro Coelho. Sonoplastia: Ulisses Galetto.

Serviço

Plataforma Zoom.

Data: 1/12. Terça, 20h.

Ingressos: Plataforma Sympla.

Classificação: 16 anos.

Compartilhe!