O Portal da Arte Brasileira

Peça coreográfica “Les Poupées” estreia on-line em 30 de novembro

0 11

Uma nova montagem de “Les Poupées”, peça coreográfica concebida por Marta Soares em 1997, com inspiração na obra surrealista do alemão Hans Bellmer, terá apresentações virtuais entre 30 de novembro e 9 de dezembro, nas terças, quartas e quintas, sempre às 15h, com transmissão pelo YouTube.

Em sua pesquisa, que chamou de “Inconsciente físico”, Bellmer foi influenciado pelos contos de E.T.A. Hoffman, em especial “O Homem de Areia”, pelos movimentos artísticos Dadaísmo e Surrealismo, e pelos experimentos psicanalíticos realizados por Charcot e Freud com pacientes histéricas, no início do século XX.

Importante criação dentro do extenso repertório de Marta Soares, premiada com o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Pesquisa em Dança, “Les Poupées” reflete sobre a condição do sujeito na contemporaneidade, por meio da desconstrução de um corpo em conflito num universo dual. Da dissolução dos limites entre o corpo e seu entorno, entre o dentro e o fora, emerge um corpo plural, transitório e mutável em sua complexidade; descaracterizado, transpõe as distinções entre masculino e feminino, belo e grotesco, angústia e êxtase, vivo e morto.

Post Patrocinado

Filmada em outubro deste ano por Osmar Zampieri, no Kasulo Espaço de Arte, esta versão virtual do solo tem desenho de luz de Beto de Faria e operação de som de Rafael Araújo para a trilha, assinada pela própria Marta Soares, com canções de Hindi Zahra, Amália Rodrigues, Michael Remesnik e Hole. Zé Renato e Beto de Faria respondem pela produção.

Foto: Gil Grossi.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 30/11 a 9/12. Terças, quartas e quintas, 15h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

YouTube: Canal Cais Produção Cultural.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X