Palco Virtual tem estreias, leituras e encenações no Itaú Cultural

Setembro traz programação online ao vivo, no Itaú Cultural, com estreias e novidades na grade do Palco Virtual, agora apresentada via Zoom. A partir do dia 7, às segundas-feiras e terças-feiras ela se volta para o público adulto e aos sábados e domingos para as crianças. As reservas de ingressos online têm início 15 dias antes das apresentações pela plataforma Sympla.

A programação abre na primeira segunda-feira do mês, dia 7, às 20h, com um Ciclo de Leituras feitas pelas atrizes Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido para a primeira interpretação lida de Que os Mortos Enterrem os Seus Mortos. No texto de Samir Yazbek dirigido por Marcelo Lazzaratto, uma mulher tenta recomeçar a sua vida no Líbano, terra de seus ancestrais, e se surpreende com a visita da mãe, já falecida, insistindo para que ela volte ao Brasil.

Com direção de Lazzaratto, mãe e filha, com dilemas parecidos, são trazidas à cena pela leitura de duas atrizes de gerações próximas, na busca de horizontalizar essa relação entre as personagens. “Em vez de pensar na idade delas, a ideia é tirar a hierarquia dessa conversa e trazer a mãe na idade em que supostamente morreu”, conta o diretor. “Trata-se de uma jornada da filha para entender o seu pertencimento. Onde será que ela se adequa? Qual o seu lugar?”

Yazbek aprofunda seu mergulho nas origens libanesas em Que os Mortos Enterrem os Seus Mortos, depois de uma primeira incursão na temática em 2010, com a peça As Folhas do Cedro, com a qual conquistou o prêmio APCA de Melhor Autor naquele ano. No texto atual, o foco está no embate entre a tradição e a modernidade, uma das marcas de sua obra. “Esse é o coração do texto. É a partir desse contraste que a peça se desenvolve”, diz.

Na segunda-feira seguinte, dia 14, o Ciclo de Leituras apresenta Enquanto Chovia, dramaturgia de Nina Ximenes que faz os personagens Romeu e Julieta se reencontrarem depois de 40 anos, em uma sala de prática de yoga. Neste drama, com tom cômico, lido pelos atores Paulo Goulart Filho e Camilo Bevilacqua e pelas atrizes Bruna Ximenes e Eliana Guttman, o lendário casal imortalizado por Shakespeare fica sozinho sob o mesmo teto devido uma forte chuva. Assim, os dois passam a relembrar o passado e o motivo pelo qual se separaram.

A situação tensa e conflituosa traz à tona fatos e segredos, além de discutir, nas entrelinhas, temas como a falta de diálogo, o perdão, a vingança e o amor. A alusão ao clássico shakespeariano está nos nomes dos protagonistas e na inclusão de frases da obra original.

Nas duas primeiras terças-feiras, a sessão do Palco Virtual é voltada para adultos e traz a estreia de , espetáculo de teatro com texto e direção de Alex Gruli, a ser apresentado ao vivo nos dias 8 e 15. Inspirada pelo atual momento de isolamento social, a peça reúne Alex Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Kátia Daher – artistas da formação inicial da Cia. Os Fofos Encenam – no papel de quatro parentes que se encontram em uma sala online para acompanhar o desligamento dos aparelhos que mantêm uma integrante da família viva no hospital.

Como passam por uma pandemia, todos estão isolados e apenas um dos personagens está presencialmente no hospital, onde acompanha os acontecimentos. De lá, ele fala virtualmente com os demais familiares e juntos resolvem questões internas de relacionamento, relembram histórias da parente hospitalizada e se despedem dela.

Os atores definem como instigante o desafio de utilizar uma ferramenta de conversa virtual para criar e realizar um espetáculo nos tempos atuais de isolamento, renunciando à presença, que é um dos preceitos do fazer teatral. “Isso é o artista furando, abrindo uma brecha na impossibilidade”, analisa Neves.

Confira a programação

De 7 a 20 de setembro

Ciclos de Leituras

7 de setembro (segunda-feira), às 20h

Que os Mortos Enterrem os Seus Mortos. Duração: 60′(leitura seguida de bate-papo). Classificação: 14 anos. Local: via plataforma Sympla/Zoom. Capacidade 270 lugares. Texto: Samir Yazbek. Direção: Marcelo Lazzaratto. Elenco: Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido

14 de setembro (segunda-feira), às 20h

Enquanto chovia. Duração: 60′. Classificação: 12 anos. Local: via plataforma Sympla/Zoom. Capacidade: 270 lugares. Dramaturgia: Nina Ximenes. Elenco: Bruna Ximenes, Camilo Bevilacqua, Eliana Guttman e Paulo Goulart Filho.

Espetáculos

Para adultos: 8 e 15 de setembro (terças-feiras), às 20h

. Duração: 50 minutos (espetáculo seguido de bate-papo com o elenco). Classificação: 14 anos. Local: via plataforma Sympla/Zoom. Capacidade: 270 lugares. Texto e direção: Alex Gruli. Elenco: Alex Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Kátia Daher.

Para crianças: 12, 13, 19 e 20 de setembro (sábados e domingos), 15h

Felpo Filva. Duração: 45′. Classificação: Livre. Local: via plataforma Sympla/Zoom. Capacidade: 270 lugares. Autora do livro homônimo: Eva Furnari. Adaptação:  Marcelo Romagnoli. Direção: Claudia Missura. Elenco: Marat Descartes e Gisele Calazans. Música: Tata Fernandes. Cenografia: Marco Lima. Iluminação: Marisa Bentivegna. Figurino:  Fábio Namatame. Animações: Marcos Faria.

Serviço

Palco Virtual – Cênicas

Ciclo de Leituras – Segundas-feiras, às 20h.

Espetáculos para adultos – Terças-feiras, às 20h.

Espetáculos para crianças – Sábados e domingos, às 15h.

Reservas de ingressos online

A partir de 26 de agosto (quarta-feira), às 12h, para as apresentações:

Ciclo de Leituras – Que os Mortos Enterrem os Seus Mortos (7 de setembro)

Ciclo de Leituras – Enquanto chovia (14 de setembro)

Espetáculo / adultos –  (8 e 15 de setembro) 

Espetáculo / crianças – Felpo Filva (12 e 13 de setembro)

A partir de 9 de setembro (quarta-feira), às 12h, para as apresentações:

Espetáculo / crianças – Felpo Filva (19 e 20 de setembro)

Ciclo de Leituras – Dramaturgia Negra: A Palavra Viva (21 de setembro)

Espetáculo / adultos – Villa (22 de setembro) 

A partir de 16 de setembro (quarta-feira), às 12h, para as apresentações:

Espetáculo / crianças – Cavaco e sua Pulga (26 e 27 de setembro)

Ciclo de Leituras – Dramaturgia Negra: A Palavra Viva (28 de setembro)

Espetáculo / adultos – Villa (29 de setembro) 

Confira no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) o passo a passo para reservar o ingresso e acessar o espetáculo.

Compartilhe!