
A convite da plataforma de intercâmbio internacional Complexo Sul, os atores Keli Freitas e Alexandre Pinheiro apresentam a peça “Osmarina Pernambuco não consegue esquecer”, numa versão adaptada para o gênero palestra-performance, tema desta edição do evento. A peça foi criada a partir do texto escrito previamente por Keli Freitas em forma de monólogo, durante o terceiro Laboratório de Escrita para Teatro do D. Maria II, em Portugal. Nesta nova versão, Keli contracena com Alexandre remotamente – ela em Portugal e ele no Brasil.
“Osmarina Pernambuco não consegue esquecer” foi escrita e concebida a partir dos diários reais de Maria Leopoldina Félix, mãe de 14 filhos e avó do ator Alexandre Pinheiro. Brasileira, nascida em 1919 e em luta constante contra a pobreza, Maria Leopoldina foi uma mulher comum que registrou, durante toda a sua vida, o seu cotidiano em diários.
A peça convida a olhar para o mundo através das anotações que ali resistem e projeta, no extraordinário compromisso desta mulher com a escrita, uma aprendizagem contra o esquecimento.
Foto: Filipe Ferreria.
Ficha Técnica
Texto e direção: Keli Freitas. Elenco: Keli Freitas e Alexandre Pinheiro.
Serviço
Transmissão no YouTube.
Data: 18/12. Sexta, 19h.
Classificação: 14 anos.
YouTube: Canal Complexo Duplo.