O Portal da Arte Brasileira

Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta concerto inédito e com transmissão on-line em 6 de agosto

0 8

Sob a regência do maestro convidado Roberto Tibiriçá, a Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta, no próximo dia 6 de agosto, sexta-feira, às 20h, mais um concerto inédito da Temporada 2021. O programa prestará uma homenagem à Escola Vienense, com o “Concerto para Piano nº 9”, de Mozart, tendo o premiado Cristian Budu como solista, e a “Serenata nº 2”, de Brahms. O concerto, que ainda não conta com a presença de público, foi pré-gravado na Sala Cecília Meireles e será veiculado nas páginas da OSB no Facebook e no YouTube.

Abrindo a apresentação, o aclamado pianista Cristian Budu estará à frente da OSB na execução do “Concerto para Piano nº 9”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Também conhecido como “Jeunehomme Concerto”, por ter sido dedicado a um jovem e talentoso pianista, foi composto em 1777, quando Mozart tinha apenas 21 anos. O concerto tem um estilo galante e melodias graciosas, e o próprio compositor o tocou diversas vezes. O primeiro movimento, Allegro, exige sensibilidade do pianista, quando o oboé ressalta a linha melódica do piano, ou as cordas e o piano dialogam. O segundo movimento, Andantino, tem um sentido dramático e um tom claramente operístico em seus dois temas contrastantes. O Rondó final se inspira em uma dança folclórica rápida, com uma surpreendente mudança no tempo no meio do movimento.

Na sequência, o público ouvirá a “Serenata nº 2”, de Johannes Brahms, composta em 1859. Brahms compôs algumas serenatas como testes para obras orquestrais, antecedendo a composição de suas sinfonias.  Esta segunda serenata, foi dedicada a Clara, viúva de Schumann. A obra possui cinco movimentos: O primeiro movimento é particularmente gracioso. O segundo e o quarto são movimentos de dança, tendo, entre eles, um Adagio íntimo e poético, considerada uma das melhores criações de Brahms. O último movimento é um rondó com vitalidade rítmica e efeitos brilhantes.

Post Patrocinado

Foto: Marina Andrade.

Serviço

Transmissão On-line.

Data: 6/8. Sexta, 20h.

Ingressos: Grátis.

Confira nas Redes Sociais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X