O Portal da Arte Brasileira

“Ópera Através dos Tempos” apresenta trechos de óperas virtualmente

0 15

Em mais de 400 anos de história, o universo da ópera conta com uma série de peças marcantes, reconhecidas até mesmo para o público não familiarizado com a música erudita. Em seis encontros virtuais semanais, que começam em 15 de março, sempre às segundas-feiras, às 20h, o projeto “Ópera Através dos Tempos” pretende apresentar alguns desses trechos mais apreciados, com comentários sobre os principais estilos de cada época, seus compositores, o contexto e enredo das principais óperas ao longo dos anos.

As transmissões, que vão ocorrer ao vivo pelo canal Direção Cultura, reúnem nove cantores experientes, que vão se revezar ao longo dos seis encontros, com acompanhamento de redução de orquestra para piano. Fazendo um percurso histórico, o projeto vai passar pelos estilos barroco, clássico e romântico – do belcanto ao verismo – até o contemporâneo. O primeiro evento é dedicado ao período Barroco, situado entre os séculos XVII e XVIII, com destaque para Händel (1685 – 1759),  compositor nascido na Alemanha, que passou pela Itália antes de se naturalizar cidadão britânico.

Acompanhando os músicos convidados,  Chiquinho Costa é pianista correpetidor com doutorado na área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e anos de prática em acompanhar cantores líricos em apresentações, ensaios e concursos de canto. Ele fará os comentários entre as apresentações junto com Pepes do Valle, que divide com ele a coordenação artística do projeto “Ópera Através dos Tempos” e é um destacado baixo-barítono do cenário lírico nacional, e Antoine Kolokathis, idealizador e produtor da iniciativa. Fundador da Direção Cultura Produções e especializado em ações de formação de público, através de projetos como Teatro nas Escolas, Oficinas de Animação, Clássicos em Cena e Oficinas Culturais, Antoine também é tenor, e será um dos cantores do programa dedicado a Verdi e Puccini, no dia 5 de abril.

Post Patrocinado

O projeto “Ópera Através dos Tempos”é uma realização da Kalithéa Produções, empresa coligada à Direção Cultura, viabilizado através do ProAC Expresso LAB (Lei Aldir Blanc). As transmissões dos espetáculos gratuitos serão feitas ao vivo, pelos canais do Youtube e Facebook da Direção Cultura.

Confira a programação

Programa Barroco. Data: 15/3/21.

Programa Mozart. Data: 22/3/21.

Programa Bel Canto. Data: 29/3/21.

Programa Verdi / Puccini. Data: 5/4/21.

Programa Ópera Francesa e Alemã. Data: 12/4/21.

Programa Ópera nos séculos XX e XXI. Data: 19/4/21.

Serviço

Transmissão on-line.

Data: 15/3 a 20/4. Segundas, 20h.

Facebook: Direção Cultura.

YouTube:  Canal Direção Cultura.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X