Literatura, performance, gênero, dança e origami são os temas abordados nas oficinas virtuais

As Oficinas Culturais Oswald de Andrade e Alfredo Volpi, programas da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, estão com as inscrições abertas para atividades culturais on-line.

Na oficina Literatura, performance e gênero: Estratégias de Criação, as artistas Fernanda Machado, Luiza Romão e Sofia Boito realizarão leituras e análises de obras literárias, a partir do prisma da performance e da performatividade. Também serão realizadas leituras teóricas em torno do feminismo com exercícios de escrita criativa que estimulem o desenvolvimento de projetos autorais. As inscrições estão abertas até o dia 20 e a seleção é feita a partir de uma carta de interesse enviada neste link. As aulas serão do dia 25 de maio ao dia 3 de junho, segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h30 pela plataforma virtual Google Meet.

Coordenada por Igor Gasparini, ELO: Estudos, práticas e laboratórios performativos busca dar continuidade às pesquisas em dança mesmo com o isolamento social. Durante os encontros, os participantes irão debater o momento atual e realizar reflexões sobre corpo, movimento e dança. Além de vivências práticas de processos desenvolvidos pela Companhia e tendo como foco a relação do corpo com o espaço, também serão produzidos materiais audiovisuais para compartilhamento nas redes, baseado nas ideias de Eleonora Fabião. As inscrições estão abertas por meio deste link, até o dia 21 de maio. As aulas, realizadas pela plataforma Google Meet, serão às segundas e quartas-feiras, dos dias 25 de maio a 17 de junho, das 14h às 16h.

As crianças não ficaram de fora. A atividade Feito em dobras: encadernando com origamis é destinada ao público infantil, a partir de 5 anos, acompanhado por seus responsáveis. Em quatro encontros, os participantes poderão confeccionar quatro pequenos cadernos, utilizando a técnica de origem oriental. As inscrições podem ser feitas por este link, até o dia 22 de maio. As aulas, via Youtube, serão dias 25, 26, 27 e 28 de maio, de segunda a quinta-feira, das 10h às 10h30.

Para finalizar, do dia 25 ao dia 29 de maio, a atividade Contágio: Dança na cápsula do tempo irá propor uma vivência corpórea, com uma criação coreográfica que culminará na produção de um vídeo da temática proposta. O projeto é coordenado pela Anelise Mayumi, a partir da pesquisa de linguagem do “Encruzilhada Style”, que reúne as encruzilhadas entre as danças urbanas e manifestações populares do Brasil. Os cinco encontros, via plataforma Google Meet, serão das 10h às 11h30. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de maio, neste link.

 

Foto: Sergio Silva.

 

Serviço

Oficina Cultural Oswald de Andrade

OFICINA: LITERATURA, PERFORMANCE E GÊNERO: ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO 

De 25 de maio a 3 de junho – Segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h30.

Público: interessados em literatura, performance e questão de gênero

Indicação: maiores de 16 anos

Inscrições: até 20 de maio, neste link

Seleção: Carta de interesse

Plataforma: Google Meet, os participantes selecionados serão orientados por e-mail.

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

ELO: ESTUDOS, PRÁTICAS E LABORATÓRIOS PERFORMATIVOS 

Coordenação: Igor Gasparini 

De 25 de maio a 17 de junho – Segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h

Público: Artistas e estudantes das artes da cena.

Indicação: maiores de 16 anos

Inscrições: até 21 de maio, neste link

Plataforma: Google Meet, os participantes serão orientados por e-mail.

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

FEITO EM DOBRAS: ENCADERNANDO COM ORIGAMIS

De 25 a 28 de maio – Segunda à quinta-feira, das 10h às 10h30
Indicação: maiores de 5 anos, acompanhados por seus responsáveis
Inscrições: até 22 de maio, neste link
Plataforma: Youtube, os participantes serão orientados por e-mail.

 

Oficina Cultural Alfredo Volpi

CONTÁGIO: DANÇA NA CÁPSULA DO TEMPO

25 a 29 de maio – Segunda à sexta-feira, das 10h às 11h30

Indicação: maiores de 16 anos

Inscrições: até 21 de maio, neste link

Plataforma: Google Meet, os participantes serão orientados por e-mail.

Compartilhe!