O Beijo

Ocupação Eduardo Coutinho chega ao IMS Rio

Ocupação Eduardo Coutinho chega ao IMS Rio

Após ser exibida no Itaú Cultural, em São Paulo, a Ocupação Eduardo Coutinho inaugura no IMS Rio, no sábado, 10 de outubro. Para visitar a exposição, é necessário agendar previamente no site: imsrio.byinti.com. Também é obrigatório o uso de máscaras, entre outras medidas recomendadas pelas autoridades para a prevenção da covid-19.

No dia da abertura, às 18h, haverá uma live, no canal de YouTube do IMS, com Carlos Alberto Mattos, cocurador da exposição, João Moreira Salles, documentarista e produtor de Eduardo Coutinho, e a editora Jordana Berg. Os três abordarão o processo de finalização do documentário Últimas conversas, de Coutinho. O filme será disponibilizado no site do IMS para que o público assista previamente.

Em cartaz até fevereiro de 2021, a exposição apresenta os principais aspectos da vida e obra de Eduardo Coutinho (1933-2014), um dos nomes mais importantes do documentário no Brasil, conhecido, sobretudo, por tensionar os limites entre realidade e ficção. A curadoria é da equipe do Itaú Cultural, formada pelos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Memória e Pesquisa, e do jornalista e pesquisador Carlos Alberto Mattos.

A Ocupação é resultado de uma parceria do Itaú Cultural com o IMS, que detém o acervo do cineasta. Grande parte dos itens exibidos na mostra, entre documentos e fotografias, provém desse acervo. Há, por exemplo, o roteiro do filme Cabra marcado para morrer, além de vários cadernos com anotações de Coutinho, principal ferramenta usada pelo cineasta na preparação dos filmes.

Serviço

Local: IMS Rio – Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Rio de Janeiro.

Abertura: 10/10.

Visitação: Até 21/2/2021.

Horário de funcionamento: Terça a sexta, 12h30 às 16h30. Sábados e domingos, 10h às 14h. Feriados (exceto segundas), 10h às 14h.

Necessário agendamento prévio: imsrio.byinti.com
Ingressos: Grátis.

Live

Com Carlos Alberto Mattos, João Moreira Salles e Jordana Berg

Data: 10/10. Sábado, 18h.

YouTube: Canal Imoreirasales.

Compartilhe!
Sair da versão mobile