O Portal da Arte Brasileira

Ocupação Chiquinha Gonzaga chega ao Itaú Cultural

0 94

O Itaú Cultural abriu a Ocupação Chiquinha Gonzaga que traz um grande panorama sobre sua vida e obra, inclusive muitas novidades e curiosidades,  material interativo, audiovisuais com depoimentos e performances de artistas contemporâneos em cima de seu trabalho.

A mostra tem uma particularidade que me parece bem interessante, pois procura resgatar a negritude de Chiquinha, meio apagada nos registros históricos, trazendo à tona a personalidade firme e as batalhas que travou para se firmar como mulher, musicista e negra naquela sociedade rígida que transitava da monarquia para o império e, por fim, a república. Há 100 anos, ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra, a escrever uma partitura para teatro e a compor uma marcha carnavalesca no Brasil.

Apresentações online construídas em torno de seu repertório, atividades educativas, mecanismos de acessibilidade e a confecção de um hotsite ampliam o alcance desta Ocupação, para além do espaço físico, que poderá ser visitado no andar térreo da organização. A curadoria é dos Núcleos de Comunicação e Música do Itaú Cultural, com co-curadoria da cantora Juçara Marçal e consultoria de Edinha Diniz, biógrafa da compositora.

Post Patrocinado

Serviço

Local: Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo.

Visitação: Até 23/5/2021. Terças e sextas, 10h às 18h.

Ingressos: Grátis.

Agendamento: www.sympla.com.br/agendamentoic

Informações: atendimento@itaucultural.org.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X