O Portal da Arte Brasileira

Ocupação artística  “Para os Dias Depois de Amanhã” estreia em 15 de novembro

0 23

Neste mês, mais um ambiente do Sesc Santo André reabre para visitas presenciais: o Espaço de Eventos.  No dia do feriado, 15 de novembro, a partir das 11h da manhã, será aberta ao público a ocupação artística “Para os Dias Depois de Amanhã”.

Juventudes sempre tem muito a dizer. Diante das inquietações causadas pela pandemia, somadas à falta de oportunidades e perspectivas, surge o questionamento:  o que esperam do futuro? A partir dessa provocação, seis jovens artistas visuais foram convidadxs para criarem intervenções artísticas e educativas processuais, inspiradas em cartas, áudios e vídeos produzidos por adolescentes que participaram de dois projetos que se entrelaçaram: ”Cartas para Fundação Casa” e ”4&40”. 

Por meio de um olhar artístico, mas também social, a ocupação busca trazer a experiência das juventudes das periferias para fazer ecoar a voz das favelas e das ruas, que são historicamente silenciadas.

Post Patrocinado

Com caráter dialógico e afetivo e com os olhares voltados para os dias que virão, a ocupação coletiva convida o público a deixar de ser apenas espectador e imergir na construção do espaço. De novembro a dezembro, cada visita será diferente, pois os artistas estarão em processo de criação de suas obras. Assim que um termina seu trabalho, o outro inicia, transformando a ocupação num grande ateliê.

O objetivo é tornar o local uma área de convivência e estabelecer um diálogo poético entre esses materiais, cujos conteúdos confluem e são um olhar sobre como as juventudes estão atravessando o período da pandemia. 

Todxs os artistas são da região do ABCDMRR e foram convidadxs a partir da diversidade do olhar de cada um. Eles trazem representatividade por meio de sua realidade e/ou origem: periférica, negra, feminina e LGBTQIA+. São eles: Jerona Ruyce, Casuá, Mariana Lúcio, Big Bacon, Mel Zabunov e Robinho Santana.

“Cartas para a Fundação” é a continuidade de um trabalho iniciado antes da pandemia, com o objetivo de estabelecer um diálogo poético-criativo com os internos da Fundação Casa, nas unidades de Santo André e Diadema. Houve uma troca de cartas entre a equipe de educadoras do Programa Juventudes e jovens que cumprem medida socioeducativa de internação. Foram enviadas 560 cartas com provocações poéticas, chegando a cerca de 180 jovens, e que resultaram em mais de 300 respostas.

O material audiovisual do “4&40” (em alusão à quarentena), produzido por jovens do projeto de educação não formal SeLiga! e educadores do Programa Juventudes do Sesc Santo André possibilitou, além de reflexões por meio da poesia e outras linguagens, a ressignificação do momento atual pela sensibilização artística. Os 29 adolescentes que participaram, e suas respectivas famílias, são das comunidades de Tamarutaca, Sacadura Cabral, Vila Palmares e entornos, e trouxeram narrativas sobre o período da quarentena de 2020, com gravação de áudio de 4 minutos e vídeo poético de 40 segundos.

A ação promove uma programação paralela à ocupação, voltada para a ampliação de temas que são parte das existências das juventudes. 

Serviço

Local: Sesc Santo André – R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André.

Abertura: 15/11. Segunda, 11h.

Visitação: Novembro a março de 2022. Terças a sextas, 10h às 21h. Sábados, 10h30 às 16h. Domingos, 10h30 às 14h.

Ingressos: Grátis.

Classificação: Livre.

Link para agendamento: www.sescsp.org.br/exposições.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X