Obra “Lindo lindo lindo” de José Antônio da Silva é o tema da semana no MASP

A obra “Lindo lindo lindo” (1976), de José Antônio da Silva (1909-1996), é a escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram,  marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, até 11 de outubro. Na segunda, 12 de outubro, o museu irá selecionar alguns desenhos. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano. 

Os critérios de seleção levam em conta a originalidade, inventividade, conceito e execução dos desenhos. E serão considerados trabalhos feitos sobre papel ou cartão –aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acrílica ou óleo, colagem ou digital. 

De origem rural, pintor autodidata e ativo em São José do Rio Preto, Antônio da Silva expôs pela primeira vez em 1946 na Casa da Cultura. Realizou, em 1948 e 1949, exposições individuais na Galeria Domus em São Paulo e passou a participar de várias Bienais entre 1951 e 1967, além de algumas exposições internacionais (Santiago do Chile, Havana, Pittsburgh etc). O MASP possui 7 obras do artista.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 7 de outubro, 16h. Participam desta edição Fernando Oliva, curador no MASP, e Guilherme Giufrida, assistente curatorial, comunicação e marketing no museu.

Já na quinta, 8 de outubro, às 18h, a curadora Denise Mattar conversa com Oliva em live também no Instagram. A conversa será sobre a trajetória de Antônio da Silva e sua obra. Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Obra: Lindo lindo lindo (1976). Autor: José Antônio da Silva. Acervo MASP. Doação: Breno Krasilchik, 2015. Foto: Eduardo Ortega.

Serviço

MASP [desenhos em casa]: Até 11/10. Seleção: 12/10.

Diálogos no Acervo: 7/10. Quarta, 16h.

Live com Denise Mattar: 8/10. Quinta, 18h.

Instagram: @masp

Compartilhe!