Obra de Rubem Valentim é tema de semana no MASP

A obra “Composição 12” (1962), do pintor, escultor e gravador brasileiro Rubem Valentim (1922-1991), é a obra da semana no desafio MASP [desenhos] em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer sua versão do trabalho e publicar no Instagram e utilizando a #maspdesenhosemcasa até 19 de julho, domingo, às 23h59.

Na segunda, 20 de julho, o Museu apresenta uma seleção dos desenhos no Instagram. Os criadores receberão um “Amigo MASP”, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

Em 2018, ano em que a programação do MASP foi guiada pelo eixo temático das “Histórias afro-atlânticas”, o museu apresentou “Rubem Valentim: construções afro-atlânticas” que reunia 92 trabalhos com objetivo de rever a produção do artista. Valentim foi responsável por promover potentes articulações entre os elementos da tradição ocidental e as raízes africanas presentes na cultura brasileira. A mostra teve curadoria de Fernando Oliva, curador do MASP. 

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 15 de julho, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica.

Na quinta, 16 de julho, o MASP promove uma live com Renata Bittencourt e Fernando Oliva. Às 18h, os dois conversam sobre a obra de Valentim. 

Sobre a obra

Composição 12, 1962. Autoria: Rubem Valentim. Acervo MASP. Doação: Ana Dale, Antonio Almeida e Carlos Dale Junior, 2017.

Serviço

Datas: 15 e 16/7. Quarta, 16h. Quinta, 18h.

Envio de Desenhos: Até 19/7.

Confira nas Redes Sociais

Compartilhe!