Obra de Ibã e Mana Huni Kuin é tema de semana no MASP

A escolha da semana para o desafio masp [desenhos] em casa é a pintura Sem título, sem data, de Ibã e Mana Huni Kuin, Movimento dos artistas Huni Kuin (MAHKU). Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da pintura e publicar no Instagram, marcar o @masp e utilizar #maspdesenhosemcasa até 27 de setembro, domingo, às 23h59.

Os critérios de seleção levam em conta a originalidade, inventividade, conceito e execução dos desenhos. E podem ser trabalhos feitos sobre papel ou cartão–aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acrílica ou óleo, colagem ou digital. Na segunda, 28.9, o museu irá selecionar alguns desenhos no Instagram. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

MAKHU é o movimento dos artistas Huni Kuin criado por Ibã em 2013 a partir da pesquisa com música tradicional, especialmente através de rituais de nixi pae, cantos sob os efeitos da ayahuasca. As imagens desses trabalhos são fruto de experiências visuais geradas por essa substância e carregam a simbologia da comunicação, da abertura dos caminhos e da cura.

A obra também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 23 de setembro, às 16h. O projeto semanal apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. Participam desta edição Raphael Fonseca, crítico e curador de arte, e Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos no MASP.

Já na quinta, 24 de setembro, às 18h, o artista Ibã Huni Kuin e Tomás Toledo, curador-chefe no MASP, conversam em uma live no Instagram. No encontro, elas irão dialogar sobre obras do artista na coleção do MASP, a trajetória de Ibã e o Movimento dos artistas Huni Kuin. 

Obra: Sem título, sem data. Caneta hidrográfica sobre papel, 30 x 40 cm. Doação dos artistas no contexto da exposição Histórias da dança, 2020. Foto: Eduardo Ortega.

Serviço

Diálogos no Acervo: 23/9. Quarta, 16h.

Bate-papo: 24/9. Quinta, 18h.

MASP: Desenhos: Até 27/9. Domingo, 23h59.

Instagram: @masp

Compartilhe!