O Portal da Arte Brasileira

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos estreia “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias”

0 24

O espetáculo “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, com direção de Claudia Schapira, acontece nos dias 22, 23 e 24 de outubro, sexta e sábado, às 21h, e no domingo, às 18h, no Teatro Paulo Autran no Sesc Pinheiros.

Uma sala preta com bancos, cadeiras, escadas de teatro, refletores, manuais e uma lousa remete ao espaço em que artistas ensaiam uma peça que tenta dar conta da dimensão dos nossos tempos. O espetáculo é encenado por 11 atores MC’s: Fernanda D’Umbra, Georgette Fadel, Jairo Pereira, Luaa Gabanini, Lucienne Guedes, Nilcéia Vicente, Roberta Estrela D’Alva, Sérgio Siviero e Vinícius Meloni, Dani Nega e Eugênio Lima (estes dois últimos são também djs da peça).

A escolha metalinguística de Claudia de situar uma peça dentro da outra reforça traços da dramaturgia de Brecht. A dramaturgia é compartilhada e se atualizou durante o processo de criação da peça conforme as situações sociais se desenrolavam. Discussões sobre a flexibilização do porte de armas, o genocídio negro, a LGBTfobia, machismo e muitas outras violências cotidianas e institucionais se alternam e ganham forma a partir de textos falados e cantados, sendo uma característica relevante da linguagem deste coletivo:  o teatro hip-hop.

Post Patrocinado

Para este projeto, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos convidou outros artistas, alguns já parceiros de longa data. Juntaram pessoas brancas e negras, homens e mulheres, diferentes pensamentos e classes sociais, acirrando confrontos e relações à luz da cena, evidenciando assim a crueza destes tempos e apontando conflitos que hoje se evidenciam: Quem é que morre? Quem é quem mata? Quem tem privilégios e quem não tem?

Foto: Sergio Silva.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Claudia Schapira em colaboração com Lucienne Guedes e elenco – livremente inspirado em “Terror e Miséria no Terceiro Reich” de Bertolt Brecht. Direção: Claudia Schapira. Direção Musical: Dani Nega, Eugênio Lima e Roberta Estrela D’Alva. Atores-MCs: Fernanda D’Umbra, Georgette Fadel, Jairo Pereira, Luaa Gabanini, Lucienne Guedes, Nilcéia Vicente, Roberta Estrela D’Alva, Sérgio Siviero e Vinícius Meloni. Atores-MCs e DJs: Dani Nega e Eugênio Lima.

Serviço

Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 – São Paulo.

Datas: 22 a 24/10. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 18h.

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

Classificação: 12 anos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X