O Portal da Arte Brasileira

Musical infanto-juvenil “Zumbindo” está disponível on-line até 25 de julho

0 9

O musical infanto-juvenil “Zumbindo”, do COOXIA Coletivo Teatral, fica disponível virtualmente no canal do grupo no YouTube, até 25 de julho, com acessibilidade em libras voltada a surdos e mudos.

Um elo ancestral entre o fim do século XVI e o ano de 2021. É o que liga o fictício quilombo urbano do Ferreiro ao real Quilombo dos Palmares, em Alagoas, um dos berços da resistência negra e da cultura afrodiaspórica de Angola. A descoberta desta relação é uma das questões que o público vai ver se desenvolver através do enredo da peça.

O musical traz o encantamento e a contemplação da cultura Iorubá e aspectos da tradição Bantu – nação predominante no quilombo alagoano – a partir da trajetória de Flor, uma menina negra, tal qual Dandara, que conhece Palmares através das histórias contadas por sua mãe. Através da ludicidade e do saber compartilhado, a protagonista da história transforma o guerreiro Zumbi no seu amigo imaginário. 

Post Patrocinado

É com esta companhia que a garota compartilha momentos especiais em que dança, canta e inventa. Em “Zumbindo”, os personagens embarcam em uma mistura fantástica do contemporâneo com revisitações à cultura africana, conhecendo um pouco mais do legado de manifestações culturais e artísticas afro-diaspóricas no Brasil. Ao tempo que as crianças conhecerão este legado cultural, será também apresentada a história de Zumbi dos Palmares, herói brasileiro, cuja trajetória, bem como a do seu povo, é tão pouco apresentada nos livros didáticos. 

O espetáculo contará com transmissão gratuita através do YouTube. Após as apresentações, os atores estarão disponíveis para um bate-papo com interação online para discutir sobre o processo criativo do espetáculo, pautando a construção de trabalhos para as infâncias e juventudes na perspectiva afrocentrada.

Ficha Técnica

Texto: Denisson Palumbo e Guilherme Hunder. Elenco: Larissa Libório, Leno Sacramento, Denise Correia, Igor Nascimento, Natalie Souza e Sidnaldo Lopes.

Serviço

Transmissão on-line.

Data: Até 25/7.

Ingressos: Grátis.

YouTube: Canal COOXIA Coletivo Teatral.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X