[Música – RJ] Festival de música barroca “Baroque in Rio” acontece de 30 de agosto a 2 de setembro

[Música – RJ] Festival de música barroca “Baroque in Rio” acontece de 30 de agosto a 2 de setembro

O festival de música barroca “Baroque in Rio” tem sua primeira edição no Rio de Janeiro de 30 de agosto a 2 de setembro. O evento contará com apresentações musicais, oficinas e exibição de filmes, ocupando locais históricos no Rio de Janeiro com o encontro de músicos franceses e brasileiros, em apresentações gratuitas ou com preços acessíveis. Essa é a primeira edição de um projeto que se firma como uma das mais importantes iniciativas na área de música clássica. A direção artística é dos cravistas Olivier Baumont e Rosana Lanzelotte.

Uma das principais atrações é a estreia moderna da “Abertura”, escrita em 1819 no Rio de Janeiro, há exatos 200 anos, por Sigismund Neukomm (1778 – 1858), o único músico da missão. Outro ponto alto do festival é a apresentação dos concertos para 2 e 4 cravos de J.S.Bach. O festival conta com a participação de Julien Chauvin (violino barroco e regência), Christine Plubeau (viola da gamba), Jeanne Zaepfell (soprano) e Cristiano Gaudio (cravo), ao lado dos brasileiros Marcelo Fagerlande (cravo), Quinteto Fantástico (liderado por Felipe Prazeres) e a Orquestra da UNIRIO.

A primeira ação do evento acontece no dia 29 de agosto, com um encontro do festival com o projeto Uerê, da Favela da Maré, em uma ação educativa, para promover o encontro dos músicos franceses com os jovens músicos da Camerata Uerê. No dia 30, sexta-feira, a Sala Cecília Meireles recebe o espetáculo “Bach, Bach, Bach: concertos para 2 e 4 cravos de J.S.Bach”. No sábado, dia 31, o festival leva para a Igreja da Nossa Senhora da Glória do Outeiro o espetáculo gratuito “Concert Français”. No dia 01 de setembro, domingo, o Theatro Municipal abriga o espetáculo “Música para o novo reino”, com ingressos a R$1.

Na segunda-feira, dia 02, o evento promove na Aliança Francesa oficinas gratuitas de música barroca com  Olivier Baumont (cravo) e Julien Chauvin (violino e música de câmara) e à noite haverá projeção do filme “O Rei Dança (Le Roi Danse)”, de Gérard Corbiau, no Teatro Maison de France. O filme é baseado na biografia escrita de Jean Baptiste Lully, de autoria de um grande musicólogo francês especializado na música barroca Philippe Beaussan.

Foto: Pedro Paulo Koellreuter.

Serviço

Data: 30/8 a 2/9. Programação completa e ingressos em http://musicabrasilis.org.br/noticias/baroqueinrio

Sem comentários

Insira um Comentário