[Música – RJ] Centro da Música Carioca Artur da Távola comemora 12 anos em 16 de junho com atrações diversas

[Música – RJ] Centro da Música Carioca Artur da Távola comemora 12 anos em 16 de junho com atrações diversas

O Centro da Música Carioca Artur da Távola completa 12 anos no próximo dia 16 de junho, domingo. Para comemorar a data, a entidade reunirá uma série de atrações durante todo o dia. O ingresso tem o valor simbólico de R$ 1,00.

Confira a programação:

10h – Projeto Som + Eu.


Com sede no Morro da Providência, Santa Cruz e Duque de Caxias (nos bairros de Campos Elíseos e Jardim Balneário Ana Clara), o Projeto Som+Eu, iniciativa da Associação Cultural Amigos da Providência, desde 2011, já beneficiou mais de três mil alunos através de aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce e transversal, clarinete, trompete, trombone, saxofone, canto coral e percussão.

Orquestra Sinfônica Som+Eu – É formada por cerca de 40 alunos da sede de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, com naipes de cordas, sopro e percussão. Com regência do maestro Anderson Alves, o grupo busca mostrar em seu repertório a diversidade musical, com obras nacionais e internacionais.

Orquestra de Cordas Som+Eu – Formada pelos alunos dos instrumentos de cordas do projeto, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico, a Orquestra de Cordas tem regência da professora Fabiana Valente e tem em seu repertório, músicas nacionais e internacionais, clássicas e populares.

Orquestra de Sopro Som+Eu – Com regência do maestro Gustavo Fernandes, a Orquestra de Sopro é formada por alunos de instrumentos de sopro do projeto e também apresenta músicas nacionais e internacionais.

12h – Bateria do Instituto Tim.


A bateria do instituto Tim, foi criada em 2010 e tem como objetivo estimular a inclusão de crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência e neste período já atendeu mais de 300 pessoas.
O projeto tem proporcionado aos participantes, além, de um contato efetivo com a linguagem musical, através dos instrumentos de percussão que compõem uma bateria de escola de samba, uma maior possibilidade de interatividade, convivência em grupo e descoberta do aumento dos seus limites.


14h – Sopros do Morro – Escola de Música da Rocinha.


O “Sopros do Morro” é um grupo da Escola de Música da Rocinha, que em 2019 completa 25 anos de atividade, formado por alunos da Orquestra de Câmara da Rocinha. O Grupo é composto por Trombone, Trompa, Trompete, Clarinete, Sax Tenor, Percussão, Guitarra, Contrabaixo e Piano. O conjunto é liderado pelos professores Luís Cláudio e Thiago Pires e tem um repertório que caminha entre a cultura Pop, como o tema da série Game of Thrones, e clássicos do samba, como o Berimbau de Vinicius de Moraes.

16h – Jujuba e Ana Nogueira apresentam “Rio de Janeiro a Dezembro”.


Musical folclórico que presta uma homenagem ao Brasil e ao Rio de Janeiro ao resgatar as mais genuínas manifestações culturais folclóricas do povo fluminense e carioca. Um espetáculo musical voltado ao público infantil, para apresentar a criatividade e sensibilidade da arte popular, mostrado em doze quadros, de janeiro a dezembro. Cantando e contando as mais marcantes e significativas manifestações e datas comemorativas, que impulsionam as festas folguedos, tanto da zona urbana como da zona rural.  Começando com a folia de reis em janeiro, passando pelo samba, jongos, festas juninas, calangos, brincadeiras de roda, brinquedos cantados, “O Boi pintadinho”, contos, lendas e finalizando com o “Pastoril” em dezembro.

18h – Gafieirando.


Gafieirando é o encontro da excelente música de improviso com dançarinos de salão evoluindo a cada variação melódica e rítmica. 
No repertório não podem faltar os compositores Pixinguinha, Severino Araujo, K-ximbinho, Raul de Barros e também os compositores do início do século como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, nem a influência nordestina através dos  baiões e os xotes,  nem o diálogo com outras culturas musicais como a do  jazz,  através  do Fox e o bolero, com a rítmica latina.      

Serviço

Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola – Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca – Rio de Janeiro.

Data: 16/6.

Ingressos: R$ 1,00.

Informações: (21) 3238-3831.

Sem comentários

Insira um Comentário