O Portal da Arte Brasileira

Museu de Imagens do Inconsciente realiza a exposição virtual com obras de três artistas de Engenho de Dentro

0 15

O Museu de Imagens do Inconsciente (MII) apresenta a partir do dia 18 de maio, às 18h30 – Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial – a exposição virtual “Três Artistas de Engenho de Dentro”, com um recorte inédito, que reúne 90 obras muito pouco conhecidas pelo público, de Adelina Gomes (1916-1984), Fernando Diniz (1918-1999) e Octávio Ignácio (1916-1980). A exposição será disponibilizada on-line.

Com curadoria de Marco Antonio Teobaldo, Luiz Carlos Mello e Eurípedes Gomes da Cruz Júnior,o maior desafio foi selecionar obras dentro da vasta produção dos três artistas.O formato digital permite valorizar a força de cada um dos trabalhos, que “reconta de certa forma suas trajetórias, traço característico do resultado do trabalho criado e desenvolvido pela Dra. Nise da Silveira (1905-1999)”, comenta Marco Antonio Teobaldo.

Na abertura da exposição haverá uma conversa virtual com a presença dos curadores e ainda de Erika Silva, diretora do Instituto Municipal Nise da Silveira, Heloísa Helena Queiroz, gerente de Museus da Secretaria Municipal de Cultura, Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras. A conversa estará disponível, ao vivo, no canal do YouTube.

Post Patrocinado

A exposição virtual será de longa duração, e é bilíngue (português/inglês), para ampliar o acesso a este raro e singular acervo, uma referência mundial do assunto. O Museu fundado por Nise da Silveira em 1952, no bairro Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, possui um acervo de 400 mil obras, o maior de seu gênero. A mostra traz ainda minibiografias dos três artistas, textos críticos sobre o trabalho de cada um deles, além da apresentação de Marco Antonio Teobaldo. Comentários da própria Nise da Silveira sobre os artistas também estão na exposição.

O apoio é da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc e a realização é da Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente.

Serviço

Lançamento: 18/5. Terça, 18h30.

Link para visitação: https://mii.org.br/3artistas

Canal do YouTube: Museu de Imagens do Inconsciente.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X