Museu de Arte Sacra abre exposição “Imagens de Roca e de Vestir” em 23 de janeiro
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP inicia sua agenda de exposições do ano de 2021 com a mostra “Imagens de Roca e de Vestir” com 37 obras do acervo do MAS/SP bem como da Arquidiocese de Sorocaba, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Catedral Metropolitana de São Paulo, Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e da coleção Jack Luna. A curadoria é de João Rossi e Beatriz Cruz.
Imagem de roca é o nome que se dá a imagens, prioritariamente sacras, conduzidas em procissão e vestidas com trajes de tecido. Diferente das peças que existiam nas Igrejas e para aliviar o peso, as imagens eram entalhadas apenas parcialmente, com acabamento só nas partes que deveriam ser vistas pelo público, como as mãos, cabeça e pés, e o restante do corpo consistia em uma simples estrutura de ripas ou armação oca coberta pela roupa de tecido.
A diferenciação entre as peças, além de sutil, não é estanque e algumas vezes está creditada a interpretações. O que se deve ressaltar é que as imagens de roca verdadeiras são as destinadas à participação em procissão, e aquelas destinadas simplesmente a serem vestidas, as imagens de vestir.
Post Patrocinado
Serviço
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP – Avenida Tiradentes, 676. Luz – São Paulo.
Abertura: 23/1/21. Sábado, 11h às 14h.
Visitação: 24/1 a 30/3/21. Terça a domingo. 10h às 17h.
Ingressos: R$ 6,00 (Inteira), R$ 3,00 (meia-entrada) no site https://bileto.sympla.com.br/event/66614/d/94304.