O Portal da Arte Brasileira

Museu Bispo do Rosário apresenta a exposição “Arte Ponto Vital” a partir de 11 de março

0 80

O Museu Bispo do Rosário, que apresenta a exposição “Arte Ponto Vital” a partir de 11 de março, nem sempre foi um espaço artístico. Os acontecimentos ali se confundem com a história da própria cidade, mas, acima de tudo, com a relação entre a psiquiatria e a arte. De colônia agrícola a manicômio, hospital e museu, o lugar já teve muitos usos. A exposição vem para retratar essa história nem sempre bordada com as linhas do Bispo. A curadoria é coletiva e conta com a participação dos artistas do Atelier Gaia, que apresentam suas perspectivas sobre essa história. 

Com a participação de 30 artistas, a exposição vai reconstruir o percurso das manifestações artísticas que surgiram na Colônia Juliano Moreira desde a sua criação, nos anos 1940, quando aconteciam os ateliês de arteterapia, a evolução dos tratamentos psiquiátricos até o momento atual, a descoberta dos trabalhos de Arthur Bispo do Rosário e Stella do Patrocínio, até o rompimento com o sistema manicomial. São pinturas, esculturas, fotos históricas, vídeos e até aparelhos arcaicos que eram usados em pacientes no início do século XX, para tratamentos com choques e lobotomias, por exemplo.

“Arte Ponto Vital” será uma exposição híbrida, presencial e virtual, e vai mostrar diversas experiências artísticas que surgiram ali desde os tempos da Colônia Juliano Moreira, como a do próprio Bispo do Rosário, Stella do Patrocínio e Arlindo Oliveira. Na mesa de abertura, realizada de forma online às 19 horas, estarão representantes do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, do Museu de Imagens do Inconsciente e do Hospital Psiquiátrico São Pedro, além da direção do Museu Bispo do Rosário. A programação conta também com uma performance de Arlindo Oliveira. Entre as atrações estão também a pintura de um painel por Leonardo Lobão, retratando o dia a dia na antiga Colônia e a pintura de um mural na parede lateral do edifício sede, por Miguel Afa. A obra com mais de mais de cinco metros de altura poderá ser vista desde a Transolímpica. Arte Ponto Vital inclui ainda webinários e visitas guiadas e mediadas.

Post Patrocinado

Entre os trabalhos, além dos artistas de referência do museu, participam também os que integraram o programa de resistência artística do projeto CasaB como Ricardo Basbaum, Fernanda Magalhães e Luiz Gustavo Carvalho, e do Atelier Gaia, como Arlindo Oliveira, André Bastos, Clovis Aparecido, Leonardo Lobão, Luiz Carlos Marques, Patricia Ruth, Pedro Motta, Rogéria Barbosa, Sebastião Swayzzer e Victor Alexandre.

Serviço

Local: Museu Bispo do Rosário. Edifício Sede da Colônia Juliano Moreira – Estr. Rodrigues Caldas, 3400 – Curicica – Rio de Janeiro – RJ

Abertura: 11/3/21.

Visitação: Terça a sexta, 10h às 17h.

Ingressos: Grátis.

Agendamento de visitas: www.museubispodorosario.com

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X