O Portal da Arte Brasileira

Mostra “Trilogia Contra a Violência” estreia on-line em 5 de junho

0 21

“Trilogia Contra a Violência”, idealizada pela atriz Natalia Gonsales, traz os espetáculos “Fóssil”, “A Última Dança” e “Carmen” para uma mostra online gratuita com duração de uma semana, de 5 a 10 de junho.

Os três espetáculos já fizeram temporadas presenciais com sucesso de público e crítica, e agora chegam às suas versões online, compondo a “Trilogia Contra a Violência”, já que todos abordam aspectos de violência e opressão social contra a mulher em épocas e contextos muito diferentes entre si.

 “Fóssil” se passa dentro da sala de Luiz Henrique (Flávio Tolezani), diretor da maior empresa de gás liquefeito de petróleo. Anna (Natalia Gonsales), uma jovem cineasta, vai ao seu encontro em busca de recursos para a realização de um filme sobre a Revolução de Rojava, no norte da Síria. A cineasta narra o roteiro de seu filme e a importância político-social deste, cruzando histórias de mulheres curdas torturadas da Síria com memórias de mulheres na ditadura brasileira de 64.

Post Patrocinado

“A Última Dança” é um monólogo inspirado no diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil (1909-1943), “Expérience de la vie d’usine” (“Vivendo a vida da fábrica”) e nas pesquisas publicadas por Eclea Bosi (“Simone Weil – A condição operária e outros estudos sobre a opressão”). O dramaturgo, diretor, coordenador do Núcleo de Dramaturgia do SESI, César Baptista é o responsável pela dramaturgia e adaptação do diário para o teatro.  Em cena, a atriz , ao lado de algumas máquinas de linha de produção que fazem parte do cenário assinado pelo cenógrafo, ator e diretor Flávio Tolezani narra não apenas a vida de Weil na fábrica, como também sua resistência às guerras e à força. A encenação foi toda construída a partir de seus relatos e cartas.

“Carmen” é baseada na novela original “Carmen” de Prosper Mérimée, escrita 1845, na qual Georges Bizet se inspirou para a criação da ópera homônima. A história é contada por três atores: Natalia Gonsales, Flávio Tolezani e Vitor Vieira, com direção de Nelson Baskerville.

Foto: Ronaldo Gutierrez.

Ficha Técnica

“A Última Dança”. Concepção e Atuação: Natalia Gonsales. Encenação: Natalia Gonsales, César Baptista, Fernanda Bueno e Janaína Suaudeau. Provocadores: César Baptista e Janaína Suaudeau. Criação Dramatúrgica: César Baptista.

“Carmen”. Dramaturgia: Luiz Farina (Baseado Na Novela Carmen De Prosper Mérimée). Direção: Nelson Baskerville. Elenco: Flávio Tolezani, Natalia Gonsales e Vitor Vieira.

“Fóssil”. Idealização: Natalia Gonsales. Dramaturgia: Marina Corazza. Direção: Sandra Corveloni. Elenco: Natalia Gonsales e Flávio Tolezani.

Serviço

Transmissão on-line.

 “Fóssil”. Datas: 5 a 8/6. Sábado a terça, 19h.

“A Última Dança”. Datas: 6 a 9/6. Domingo a quarta, 19h.

“Carmen”. Datas: 7 a 10/6. Segunda a quinta, 19h.

YouTube: Canal Aliança Francesa.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X