O Portal da Arte Brasileira

Mostra “Oceano Alterado” acontece no Sesc Santo André a partir de 7 de outubro

0 7

A exposição fotográfica “Oceano Alterado”, aberta para visitação a partir do dia 7 de outubro no Sesc Santo André, foi idealizada pelo curador João Kulcsár nas vertentes do campo artístico, cultural, estético, educacional, da acessibilidade e da sustentabilidade por meio de narrativas visuais que discutem algumas relações que temos com as águas do oceano.

O foco desta relação é proposto através do olhar feminino e autoral das fotógrafas Ana Carolina Fernandes e Mandy Barker e das coletivas femininas Mamana Coletiva e The Journal Collective.

A abertura será marcada por uma live no dia 7 de outubro, quinta, às 19h no Instagram do Sesc Santo André com participação do curador João Kulcsár e das fotógrafas Ana Carolina Fernandes, Alinne Rezende (representando a The Journal Collective) e a Mamana Coletiva.

Post Patrocinado

Este olhar ao oceano foi pensado sob a perspectiva do posicionamento da câmera e das autoras, criando uma sensação de mergulho e imersão nas águas. A fotógrafa Ana Carolina Fernandes inicia a exposição sob uma perspectiva aérea da baía da Guanabara. Na sequência, as coletivas Mamana e The Journal narram as relações pessoais de quem habita próximo ao mar. O último ensaio tem imagens do fundo do oceano de Mandy Barker.

Outra perspectiva da mostra é trazer o debate e a reflexão sobre os impactos ambientais causados pelo comportamento humano, alertando o público sobre questões como biodiversidade, mudanças climáticas, preservação da água como recurso vital, poluição dos mares, explosão demográfica, resíduos e meio ambiente.

Para além das questões do oceano, a exposição, composta unicamente pelo trabalho de mulheres fotógrafas, busca incentivar o aumento da participação feminina em exposições fotográficas e ampliar o seu envolvimento com a fotografia, que, por muitos anos, foi um trabalho exercido predominantemente por homens. A diversidade também está presente na escolha das artistas, originárias de regiões, gerações e de campos da fotografia distintos. Outra importância é a participação de duas coletivas fotográficas, Mamana e The Journal, representando o aumento desta forma de manifestação artística que cresce exponencialmente nos últimos anos.

Serviço

Local: Sesc Santo André – R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André.

Abertura: 7/10. Quinta, 19h. Instagram.

Visitação: 7/10 a 6/3/22. Terças a extas, 16h às 20h. Sábados, 10h30 às 16h. Domingos, 10h30 às 14h.

Link para agendamento: sescsp.org.br/exposicoes.

Instagram: @sescsantoandre.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X