O Portal da Arte Brasileira

Mostra “Ninguém teria acreditado” estreia na Pinacoteca em 4 de dezembro

0 20

A Pinacoteca de São Paulo inaugura a exposição “Ninguém teria acreditado: Alvim Corrêa e 10 artistas contemporâneos” em 4 de dezembro. A mostra explora temáticas comuns às obras de ficção científica, como invasão alienígena, ao exibir as ilustrações de Corrêa para o célebre livro “A Guerra dos Mundos”, de Herbert George Wells, que influenciou radicalmente a imaginação de todos em relação à figura do extraterrestre e da guerra entre humanos e alienígenas. A seleção dos trabalhos propõe um paralelo entre as visões fantásticas e sombrias de Corrêa e o imaginário da arte contemporânea, e amplia a discussão para aspectos que atravessam a história, como colonialismo, guerra, violência, preconceito, medo e desejo.

A curadoria é de Fernanda Pitta e Laurens Dhaenens, um desdobramento da parceria da Pinacoteca com a Netwerk Aalst, da Bélgica. A seleção de 43 obras de Alvim Corrêa, Alex Cerveny, Cabelo, Denilson Baniwa, Fernando Gutiérrez Huanchaco, Guerreiro do Divino Amor, Ilê Sartuzi, Luiz Roque, Rivane Neuenschwander, Runo Lagomarsino e Wendy Morris evidencia a complexa relação entre humanidade, novas tecnologias e natureza. Importante ressaltar que a obra sem título (2012), do artista Cabelo, feita de neon e veludo, que está na mostra é uma das 16 aquisições realizadas pela Pinacoteca de São Paulo, em novembro deste ano, por meio do Programa de Patronos.

Na mostra, a visão dos dez artistas contemporâneos é colocada em diálogo com os desenhos, pinturas e ilustrações de Alvim Corrêa. As obras de Corrêa levam a reflexão sobre a exploração e as lutas, sobre o medo e o desejo para o campo do ficcional e do fantástico, de seres humanos contra os marcianos ou contra seres monstruosos advindos de nossa própria imaginação. Os trabalhos contemporâneos também exploram por meio de diferentes abordagens da ficção, da fantasia e da imaginação, questões que estão no pano de fundo da história de Wells.

Post Patrocinado

Serviço

Local: Edifício Pina Luz – Praça da Luz 2 – São Paulo.

Visitação: 4/12 a 11/4/22. Quartas a segundas, 10h às 18h.

Link para ingressos: https://pinacoteca.org.br/.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X