O Portal da Arte Brasileira

Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “Xingu 60 anos” de 1 a 12 de dezembro

0 9

A Mostra Ecofalante de Cinema promove a programação especial “Xingu 60 Anos”, com 31 filmes disponibilizados de forma online e gratuita, de 1 a 12 de dezembro.

O evento marca as seis décadas de existência do Parque Indígena do Xingu, criado em 1961 para garantir a sobrevivência, melhores condições de vida e a posse da terra à população indígena da região e para preservar sua cultura, seus hábitos e suas crenças. À época a maior e mais importante reserva indígena brasileira, o parque foi uma iniciativa de sertanistas liderados pelos irmãos Villas-Bôas – Cláudio, Orlando e Leonardo.

A programação traz curtas, médias e longas-metragens, reunindo produções pioneiras realizadas a partir de 1932 até títulos finalizados em 2021 e ainda inéditos.

Post Patrocinado

Destacam-se obras assinadas por cineastas consagrados – como Aurélio Michiles, Mari Corrêa, Maureen Bisilliat, Paula Gaitán e Vincent Carelli – ao lado de trabalhos recentes de realizadores indígenas originários da região do Xingu, como Takumã Kuikuro, que estreia na mostra dois novos títulos, e Kamikia Kisêdjê.

Os filmes e demais atividades podem ser acessados gratuitamente através do site do evento, sendo parceira a plataforma Cultura em Casa.

Com o objetivo de conhecer e entender melhor o Parque Indígena do Xingu – em que circunstâncias ele foi criado, o impacto da criação da primeira grande Terra Indígena demarcada pelo governo federal e os desafios que enfrenta – “Xingu 60 Anos” organizou três debates: “Parque Indígena do Xingu (PIX): Origens”, com André Villas-Bôas, em 2 de dezembro; “Imagens do Xingu”, com Carlos Fausto, dia 3 e “O Xingu Hoje”, com Douglas Rodrigues, em 11 de dezembro.

Serviço

Disponível on-line.

Datas: 1 a 12/12.

Ingressos: Grátis.

Links de acesso: www.ecofalante.org.br e https://culturaemcasa.com.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X