Durante o mês de dezembro três peças estarão em cartaz pela internet, de forma acessível, todas com tradução para libras. A Mostra tem a chancela do Governo de Minas Gerais, através da Lei de Incentivo à Cultura de MG, e o patrocínio da Usiminas. Os espetáculos são “A Bela Adormecida” (5/12), do grupo Giramundo, “Tragédias” (10/12), do grupo Quatroloscinco e “Doida” (17/12) com Teuda Bara. As transmissões pelo YouTube acontecem nos dias 5, 10 e 17 de dezembro, terça, 17h e quintas, 20h. “A Bela Adormecida” foi a primeira montagem do Giramundo, grupo reconhecido mundialmente. Os primeiros bonecos da peça foram produzidos em fundo de quintal como passatempo e brincadeira familiar por Álvaro Apocalypse, sua esposa Tereza Veloso e Maria do Carmo Vivacqua Martins (Madu), aluna da Escola de Belas Artes da UFMG. O texto foi adaptado por Álvaro Apocalypse a partir do conto de Charles Perrault. Ao longo dos anos, os bonecos foram reformulados e sua versão mais atual encanta crianças e adultos, com uma trilha exclusiva que preserva um pouco da história do teatro mineiro. Já “Tragédia” é o sétimo espetáculo do repertório do Quatroloscinco, estreado em 2019 e concorre a quatro prêmios pelo Copasa/Sinparc, incluindo o de Melhor Espetáculo. Esta criação coletiva tem direção de Ricardo Alves Jr e conta com a parceria de renomados artistas mineiros na composição de sua equipe como Thálita Motta na direção de arte, Barulhista na trilha sonora e Marina Arthuzzi, Jésus Lataliza e Rodrigo Marçal na iluminação. A peça traz uma leitura contemporânea de diversos aspectos da tragédia grega a partir da leitura do clássico "Antígona", de Sófocles, buscando diálogo com nossas tragédias contemporâneas e com a situação atual do país. Encerrando o mês, “Doida” é uma montagem intimista, que trará uma rara oportunidade de ver a atriz Teuda Bara com uma proximidade reveladora de sutilezas, poesia e sensibilidade em sua performance. Com inspiração na obra de Carlos Drummond de Andrade, ela convidou Inês Peixoto, colega de Grupo Galpão, para dirigir o trabalho em que atua ao lado do filho mais novo, Admar Fernandes. Confira um trecho de “Doida” https://youtu.be/e-5lbLU2BVs Serviço Transmissão no YouTube Datas: 5, 10 e 17/12. Terça, 17h. Quintas, 20h. YouTube: Canal Mostra de Teatro de Ipatinga.

Durante o mês de dezembro três peças estarão em cartaz pela internet, de forma acessível, todas com tradução para libras. A Mostra tem a chancela do Governo de Minas Gerais, através da Lei de Incentivo à Cultura de MG, e o patrocínio da Usiminas. Os espetáculos são “A Bela Adormecida” (5/12), do grupo Giramundo, “Tragédias” (10/12), do grupo Quatroloscinco e “Doida” (17/12) com Teuda Bara. As transmissões pelo YouTube acontecem nos dias 5, 10 e 17 de dezembro, terça, 17h e quintas, 20h.  

A Bela Adormecida” foi a primeira montagem do Giramundo, grupo reconhecido mundialmente. Os primeiros bonecos da peça foram produzidos em fundo de quintal como passatempo e brincadeira familiar por Álvaro Apocalypse, sua esposa Tereza Veloso e Maria do Carmo Vivacqua Martins (Madu), aluna da Escola de Belas Artes da UFMG. O texto foi adaptado por Álvaro Apocalypse a partir do conto de Charles Perrault. Ao longo dos anos, os bonecos foram reformulados e sua versão mais atual encanta crianças e adultos, com uma trilha exclusiva que preserva um pouco da história do teatro mineiro.

Já “Tragédia” é o sétimo espetáculo do repertório do Quatroloscinco, estreado em 2019 e concorre a quatro prêmios pelo Copasa/Sinparc, incluindo o de Melhor Espetáculo. Esta criação coletiva tem direção de Ricardo Alves Jr e conta com a parceria de renomados artistas mineiros na composição de sua equipe como Thálita Motta na direção de arte, Barulhista na trilha sonora e Marina Arthuzzi, Jésus Lataliza e Rodrigo Marçal na iluminação. A peça traz uma leitura contemporânea de diversos aspectos da tragédia grega a partir da leitura do clássico “Antígona”, de Sófocles, buscando diálogo com nossas tragédias contemporâneas e com a situação atual do país.

Encerrando o mês, “Doida” é uma montagem intimista, que trará uma rara oportunidade de ver a atriz Teuda Bara com uma proximidade reveladora de sutilezas, poesia e sensibilidade em sua performance. Com inspiração na obra de Carlos Drummond de Andrade, ela convidou Inês Peixoto, colega de Grupo Galpão, para dirigir o trabalho em que atua ao lado do filho mais novo, Admar Fernandes.

Confira um trecho de “Doida”

Serviço

Transmissão no YouTube.

Datas: 5, 10 e 17/12. Terça, 17h. Quintas, 20h.

YouTube: Canal Mostra de Teatro de Ipatinga.  

Compartilhe!