O Portal da Arte Brasileira

Mostra “Constelação Clarice” revela diálogo entre obra de Lispector e as artes plásticas, no IMS Paulista

0 12

A partir de 23 de outubro, sábado, o Instituto Moreira Salles inaugura, em sua sede de São Paulo, a exposição Constelação Clarice. A mostra investiga a poética da escritora Clarice Lispector (1920-1977), identificando temas e recursos estéticos presentes em sua produção. Em diálogo, são exibidas obras de 26 artistas visuais mulheres, que atuaram na mesma época de Clarice, entre as décadas de 1940 e 1970. No conjunto, há trabalhos de Maria Martins, Mira Schendel, Fayga Ostrower, Lygia Clark, Letícia Parente, Djanira e Celeida Tostes, entre outras.

A mostra reúne ainda aproximadamente 300 itens, incluindo manuscritos, fotografias, cartas, discos e matérias de imprensa, entre outros documentos do acervo pessoal da autora. A curadoria é do poeta Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS, e da escritora e crítica de arte Veronica Stigger. A entrada é gratuita, com agendamento prévio pelo site.

Ocupando dois andares do IMS Paulista, a exposição celebra a obra e o legado de Clarice, cujo centenário foi comemorado no ano passado. Nome fundamental da literatura brasileira, a autora também nutria grande interesse pelas artes visuais, expresso tanto em sua incursão pela pintura, na década de 1970, quanto pela presença de personagens artistas em seus livros. Diante dessa proximidade, quais conexões seria possível estabelecer entre a produção textual de Clarice e as obras de mulheres que, no mesmo período, marcaram a história da arte brasileira? Como seus modos de criação se relacionam?

Post Patrocinado

Para criar essas interlocuções, a curadoria adotou o conceito de constelação, presente no título e na expografia da mostra. Em 11 núcleos, são apresentados trabalhos em diversos suportes, como escultura, pintura, desenho, fotografia e vídeo. As obras das artistas estão sempre em diálogo com trechos de textos de Clarice, formando uma teia de novos significados.

Por ocasião da mostra, será lançado um catálogo, com textos críticos de especialistas na obra de Clarice, como Alexandre Nodari, Carlos Mendes de Sousa, Evando Nascimento, João Camillo Penna, José Miguel Wisnik, Nádia Battella Gotlib, Paulo Gurgel Valente, Yudith Rosenbaum e Vilma Arêas. A publicação estará à venda na Livraria IMS por Travessa, localizada no centro cultural, e na loja online.

Em cartaz até fevereiro de 2022, a exposição contará com uma ampla programação, que será divulgada posteriormente nos canais do IMS. Conteúdos sobre a autora também podem ser acessados no site https://claricelispector.ims.com.br/, portal bilíngue dedicado à escritora, lançado pelo IMS no ano passado. Em 2022, a mostra seguirá para a sede do Rio de Janeiro.

Artistas presentes na exposição: Amelia Toledo, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Celeida Tostes. Clarice Lispector, Claudia Andujar, Djanira, Eleonore Koch, Fayga Ostrower, Judith Lauand, Hilda Hilst, Iole de Freitas, Ione Saldanha, Letícia Parente, Lygia Clark, Maria Bonomi, Maria Helena Vieira da Silva, Maria Martins, Maria Polo, Mira Schendel, Regina Silveira, Regina Vater, Vera Chaves Barcellos, Wanda Pimentel, Wega Nery, Wilma Martins e Yolanda Mohalyi.

O acervo de Clarice Lispector está sob a guarda do IMS desde 2004, sendo formado por uma biblioteca com cerca de mil itens, entre livros e periódicos, e um arquivo com documentos, entre os quais manuscritos com versões inacabadas dos romances  A hora da estrela e Um sopro de vida, correspondências, fotos, um caderno de notas, entre outros itens. Também fazem parte do acervo do IMS diversos títulos da autora traduzidos em mais de dez idiomas. Além de promover o evento anual Hora de Clarice, o IMS já homenageou a escritora com o volume duplo (17-18) dos Cadernos de Literatura Brasileira (que está esgotado). Também publicou o livro Clarice Lispector – Figuras de escrita, de Carlos Mendes de Sousa, e organizou a mostra Clarice, pintora, exibida em 2009 no IMS Rio. No ano passado, lançou um site bilíngue sobre a escritora, disponível em: https://claricelispector.ims.com.br/

Foto: Acervo IMS.

Serviço

Local: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Consolação – São Paulo.

Visitação: 23/10/21 a 27/2/22. Terça a sexta, 12h às 19h. Sábados, domingos e feriados, 10h às 19h. Fechado às segundas.

Ingressos: Grátis.

Agendamento prévio: www.sympla.com.br/imspaulista

Informações: (11) 2842-9120.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X