O Portal da Arte Brasileira

Mostra “Blz | Ocupação Mônica Nador + JAMAC” segue aberta à visitação no Sesc Santo Amaro

0 16

O Sesc Santo Amaro exibe até 31 de julho, no Espaço das Artes, a exposição “Blz | Ocupação Mônica Nador + JAMAC”, com curadoria de Bruno Oliveira. Na mostra, obras da artista Mônica Nador (Ribeirão Preto, SP, 1955) se juntam a outras criadas pela comunidade do Jardim Miriam e retratam a beleza, noção curativa, balsâmica e didática – por meio da linguagem das Artes Visuais – retratadas em tecidos com estampas gráficas.

A seleção busca despertar o interesse e apresentar aos visitantes o trabalho desenvolvido no Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), um espaço cultural idealizado em 2004 por Mônica e que está localizado na periferia da cidade de São Paulo. O acervo têxtil de estampas produzidas no JAMAC se soma ao material elaborado durante um programa de ações artísticas (que acontecem no Sesc Santo Amaro no período da exposição), e resultam em um espaço expográfico com características mutáveis.

Após 18 anos de atuação no JAMAC, Mônica passou a abordar a existência de uma outra dimensão de beleza, um “rebelo”: a produção de beleza que está intrinsecamente conectada com a presença, participação e disputa de sentidos, promovida por movimentos sociais nos chamados “espaços protegidos”. Ao revisitar o conceito desenvolvido em texto para o portal Vitruvius (2002), Nador apontou para a existência de uma quarta dimensão da arte: além de curativa, balsâmica e didática, rebelde.

Post Patrocinado

O ateliê Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), criado por Mônica Nador e outros parceiros, é um espaço cultural gratuito, localizado na região de Cidade Ademar, periferia da cidade de São Paulo, que consolidou a sua atuação a partir do objetivo central de construir processos que estimulem encontros entre arte e vida, estética e política. Desde 2004 o JAMAC tem desenvolvido práticas e oficinas continuadas de estêncil, serigrafia, yoga e cinema para o público em geral e diversas propostas que se situam na intersecção de arte e formação para a cidadania, diversidade, memória e direito à cidade.

Em todas as Unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. Máscaras cobrindo boca e nariz continuam sendo obrigatórias.

Foto: Acervo JAMAC.

Serviço

Exposição.

Local: Sesc Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 505 – Santo Amaro – São Paulo.

Visitação: Até 31/7. Terça a sexta, 11h às 21h. Sábados, domingos e feriados, 11h às 18h.

Oficinas.

Estamparia em Pano de Prato. Data: 9/4. Sábado, 15h às 17h.

Estêncil: Gravura com Molde Vazado. Datas: 16 e 23/4. Sábados, 13h às 16h.  

Classificação: Livre.

Ingressos: Grátis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X